top of page

Como cuidar da saúde na Copa?

Para você curtir a Copa do Mundo você precisa ter uma boa saúde. Ao pensar sobre isso, a Cherokee trouxe uma seleção de dicas para você aproveitar ainda mais os jogos. Confira!

Foto: criação do autor


Você passou meses ansioso pela Copa do Mundo e, imagina perder os jogos por causa de algum imprevisto com a saúde? Tomara que isso não aconteça, mas se você tem planos para aproveitar, é imprescindível ficar atento com a sua saúde. A ansiedade com os jogos podem surgir e o excesso de álcool e a alimentação inadequada são alguns dos fatores que podem afetar seu organismo.


Ansiedade e nervosismo


Os jogos são uma ótima oportunidade de confraternizar entre os amigos e a ansiedade pré-jogo pode tomar conta das suas emoções. Efeitos físicos da ansiedade como a sudorese excessiva, respiração curta e coração acelerado são sinais de alerta. Se estiver sentindo algo assim, dê uma volta, tente respirar tranquilamente, concentre-se na sua respiração. Além de tudo, não se esqueça que o jogo acaba e sua vida continua.


Cuidados com o coração


"Haja coração" é a expressão perfeita para esse momento, apesar de clichê. Isso acontece porque o sistema cardiovascular é o mais afetado durante os momentos de angústia, ansiedade e estresse prolongados, como por exemplo naquele momento em que o jogador erra o gol por muito pouco. De fato, estudos comprovam que há um aumento de ataques cardíacos e AVC (acidentes cardiovasculares cerebrais) durantes os jogos.


Isso acontece porque situações de estresse e ansiedade mobilizam os hormônios que preparam o corpo para as situações de ataque ou de fuga. As substâncias mais liberadas neste momento são adrenalina e noradrenalina, que fazem com que o coração acelere, a boca fique seca, aumente a sudorese e a pressão arterial, além do cortisol, o "hormônio do estresse".


Juntos, eles mobilizam os estoques de glicose e aumentam a pressão sanguínea para que os órgãos vitais (cérebro, coração e pulmão, trabalhem melhor e mais rápido).


Portanto, fique atento para o caso de, além dos sintomas comuns de ansiedade- aumento do suor, coração acelerado, boca seca e mãos frias- sentir também dores ou pressão no peito, suor frio, náuseas ou ânsias de vômito, ou mesmo se a taquicardia não passar logo. Isso pode ser um ataque de arritmia.


Gritar


Gritar quando seu time faz gol é inevitável, mas alguns cuidados devem ser tomados, principalmente para quem trabalha com a voz, como professores, palestrantes, cantores, entre outros.


Ao gritar, corremos o risco de gerar lesões, por isso é importante estarmos protegidos. Consumir bastante água é essencial para hidratar as pregas vocais, e, além disso, após um longo dia de euforia, o descanso é necessário para a possível rouquidão.


Álcool em excesso


O consumo de bebida alcóolica pode trazer vários danos à saúde. Ao ingerir em excesso, as bebidas podem trazer euforia, batimentos cardíacos acelerados, náuseas, vômitos, hipoglicemia, falta de coordenação motora e sonolência.


Em casos de consumo excessivo e contínuo, pode desencadear em gastrite, esofagite, sangramento digestivo, problemas hepáticos, pandreatite, neuropatia periférica, anemia, disfunção imunológica, osteoporose, além disso, é um fator de risco para vários tipos de câncer como de boca, esôfago, fígado, estômago, entre outros.


Logo, mesmo em momentos de celebração, jamais se esqueça de beber com moderação e beber bastante água- antes, durante e depois de beber álcool. Outro ponto importante é evitar ingerir bebidas alcóolicas sem ingerir alimentos.


Proteja-se do sol


A exposição ao sol pode trazer prejuízos à pele. Nesse sentido, é de extrema relevância redobrar o uso de protetor solar, hidratantes orais e tópicos, além de cuidados extras como o uso de roupas com fator de proteção e óculos escuros.


A exposição prolongada nas filas pelas altas temperaturas pode causar desidratação, surgimento de manchas na pele, envelhecimento e até risco de aparecimento de alguns tipos de câncer de pele. O ideal é aplicar bastante protetor solar e se hidratar com frequência.


Cuidado com a alimentação


Durante e depois das partidas é normal se alimentar e os torcedores precisam ficar atentos, porque ao ficar ansioso pode sentir vontade de comer mais ou perder a fome.


O nervosismo e a alimentação são naturais, mas é preciso se acalmar de outras formas que não estejam ligadas com a alimentação. A comida em excesso traz predisposição à obesidade e gordura no fígado.


Outra questão que deve ser destacada é que a má alimentação pode prejudicar a saúde mental. De maneira geral, uma dieta rica em açúcar e gorduras e pobre em diversos nutrientes causa uma série de alterações no corpo que prejudicam processos importante à manutenção da boa saúde mental.


Cherokee Seguros


Foto: criação do autor


O time que faltava para você curtir a Copa do Mundo já foi convocado na Cherokee. Já pensou ter uma equipe personalizada para você enfrentar todos os dribles no seu cotidiano?


Apesar das faltas durante a rotina, temos que continuar o jogo e com o seguro ideal e totalmente personalizado, parte dos seus problemas são resolvidos por quem entende do assunto de verdade. Não perca tempo e garanta o time que faltava na sua vida.


Referências


UOL, Viva Bem. Álcool, ansiedade e mais: 6 cuidados para ter com a saúde durante a Copa... - Veja mais em https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2022/11/20/alcool-ansiedade-e-mais-5-cuidados-para-ter-com-a-saude-durante-a-copa.htm?cmpid=copiaecola. Disponível em: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2022/11/20/alcool-ansiedade-e-mais-5-cuidados-para-ter-com-a-saude-durante-a-copa.htm. Acesso em: 24 nov. 2022.

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page