top of page

Você sabe como funciona o seguro empresarial?



Há diversas opções de seguros disponíveis no mercado, e um deles é especialmente voltado para o mundo dos negócios: SEGURO EMPRESARIAL. Ele pode ser contratado por empreendimentos de diversos portes e de segmentos, além de oferecer diversas vantagens.


Todavia, antes de escolher qualquer opção, é importante entender como é o funcionamento desse tipo de seguro. Assim, você poderá escolher qual é o contrato mais adequado de acordo com suas necessidades.


Com o intuito de ajudar o seu negócio no cotidiano, a Cherokee preparou um material para você conhecer as particularidades do seguro empresarial. Vamos conferir?



O seguro empresarial é uma modalidade de seguro voltada para proteger o patrimônio e as atividades de uma empresa. A forma que ele irá atuar na empresa depende do tipo de cobertura que é contratada (produto personalizado), mas em muitos casos, de acordo com a atuação da empresa, certos tipos de coberturas são obrigatórias.


Como funciona o Seguro Empresarial?


O seguro empresarial tem funcionamento semelhante a outros tipos de seguros. A empresa será segurada do contrato de seguro, o qual é garantido pela seguradora.


A partir da contratação de coberturas, o negócio fica protegido de diversas situações. Caso ocorra sinistro, a seguradora é acionada para poder reparar os prejuízos e ajudar a manter a companhia em funcionamento.


Em relação às coberturas, é comum que o seguro empresarial proteja a estrutura física do negócio, assim como também o patrimônio da empresa. Dessa forma, os equipamentos, insumos, itens de estoque e outros elementos também podem estar cobertos.


Seguro empresarial para a estrutura física


Ao falarmos sobre estrutura física de uma organização, logo vem a mente incidentes como, incêndios, desastres naturais, problemas elétricos, quebra de máquinas, roubos de bens, dentre outros exemplos.


Todavia, é possível pensar em outros tipos de coberturas para o seguro empresarial. Há no mercado o seguro de vida empresarial e pode ser contratado para um grupo de funcionários, e oferece coberturas contra mortes, acidentes e invalidez.


Ainda, há também o seguro de frota, o seguro comercial e outras possibilidades que colaboram para criar um sistema de proteção para o funcionamento do seu negócio.


Quais são os tipos de seguro empresarial?


Existem várias modalidades de seguros empresariais, elas atendem os mais variados tipos de empresas e profissionais. Os principais tipos são:


-Seguro para estagiários;

-Seguro Saúde empresarial;

-Seguro para transporte de cargas.


Quanto custa o seguro empresarial?


Existem inúmeros fatores que interferem no custo da apólice, ou seja, o valor do seguro empresarial não é único e depende do risco que será assumido pela seguradora. Quanto maior for o risco coberto, maior será o custo do contrato de seguro.


Normalmente, o preço depende das informações da empresa e das coberturas selecionadas. Dependendo do caso, uma simples alteração no modelo no funcionamento ou até no endereço já pode dar origem a custos diferentes nesse sentido.


Para entender quanto sua empresa irá pagar, o modo mais eficiente é realizar uma simulação. Na Cherokee são feitas cotações nas seguradoras mais conceituadas do Brasil para encontrar um plano adequado ao seu perfil e as necessidades do seu cotidiano. Faça uma cotação online para falar com um de nossos consultores e aproveite as nossas opções. Temos uma equipe de corretores especializados para melhor atendê-lo(a).


Quais são os benefícios do seguro empresarial?


De modo geral, a contratação do seguro empresarial gera como principal benefício a proteção do seu negócio. Essa é uma das maneiras de proteger por completo a atuação da sua empresa.


Para determinados tipos de negócios, as coberturas do seguro empresarial podem determinar a continuidade da empresa. Se o funcionamento de um empreendimento depende do seu estoque e armazenamento, resguardar esses bens é essencial.


O seguro empresarial também é um meio para amenizar os efeitos de imprevistos e situações que não possam ser impedidas. Mesmo com sistemas de segurança, um roubo pode acontecer. Sem seguro, as perdas são irreversíveis, mas com a apólice certa é possível receber a indenização contratada.


Quais os riscos de não ter o seguro empresarial?


Não contratar um seguro empresarial pode desencadear um problema maior, como por exemplo, a elevação dos custos. Um negócio que conta com a cobertura de uma seguradora pode ter determinados prejuízos cobertos total ou parcialmente.


Sem a apólice, por outro lado, a responsabilidade será exclusivamente dele. Além disso, o seguro empresarial ajuda o negócio a manter suas operações em funcionamento. Caso contrário, sem o seguro, as atividades podem precisar ser interrompidas. Consequentemente, isso gera desperdício de tempo e de recursos. Portanto, a operação fica muito mais arriscada sem um seguro.


Como contratar um seguro empresarial?


Para obter todas as vantagens do seguro empresarial, é necessário procurar uma corretora de seguros. Uma boa corretora irá oferecer as melhores alternativas para as necessidades do seu negócio.


A contratação só pode ser feita por pessoas jurídicas, então é necessário ter toda a documentação da empresa em dia. A partir das escolhas das coberturas e das características, a seguradora fará uma análise de risco para decidir o valor do prêmio.


Antes de efetivar a contratação, confira todas as condições, como as coberturas disponíveis, atuação em caso de sinistro e valores a serem pagos. Se for preciso, contrate coberturas extras que podem ajudar a companhia a ter proteção de forma mais efetiva.


Após aceitar a proposta e pagar o prêmio da apólice, a empresa estará coberta conforme as características acordadas.


Considerações finais


O seguro empresarial é uma alternativa para proteger o negócio, patrimônio e as operações da empresa. Com a contratação das coberturas adequadas é possível aproveitar todos os pontos positivos associados e ter mais tranquilidade.


Ficou com alguma dúvida? É só falar com a gente. Estamos à disposição para tirar todas as suas dúvidas.


Ou, você também pode contratar o seguro empresarial mais adequado para sua empresa. Entre em contato para saber mais. Faça uma cotação online para falar com um de nossos consultores e aproveite as nossas opções!


Referências:


BITENCOURT, Guilherme. Seguro empresarial: o que é, como funciona e vantagens de contratar. 2021. Disponível em: https://www.mutuus.net/blog/seguro-empresarial/. Acesso em: 08 set. 2022.




Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page