8 pontos para se analisar na hora de escolher seu corretor de seguros

"A escolha do melhor seguro começa pela escolha da corretora!"

Quem pensa em contratar um seguro, certamente está preocupado em garantir a proteção de seu patrimônio e a tranquilidade para o caso de algum imprevisto ocorrer. Mas, o esforço e o investimento de contratar um seguro podem ser em vão se o segurado pecar na hora de escolher quem irá ajudá-lo na tarefa de identificar as melhores opções no mercado.


Qual a importância de escolher uma corretora adequada?


Contratos de seguro costumam ser bastante complexos e as inúmeras opções no mercado, com variáveis diversas de coberturas, tendem a deixar qualquer um meio perdido na hora de garantir a proteção de seu patrimônio.


É para assegurar que isso não aconteça que existem as corretoras de seguro, empresas com experiência no setor, que irão filtrar as melhores opções no mercado e, com base em parâmetros bem definidos, encontrar a opção mais vantajosa e eficiente para o cliente, seja ele uma pessoa física ou jurídica.


São as corretoras que fazem a ponte entre segurado e seguradora, quando da aquisição e renovação dos contratos, que normalmente envolvem valores expressivos de prêmios e prejuízos no caso de imprevistos.


Uma boa corretora de seguros, com vasta experiência no mercado, saberá indicar quais opções disponíveis são confiáveis, dando ao cliente a tranquilidade de que, se um imprevisto ocorrer, a indenização seja paga e o suporte prestado sem grandes transtornos.


Quais os pontos que levam a uma boa escolha?


Há diversos pontos que devem ser levados em consideração na hora da escolha de uma boa corretora de seguros. Abaixo, elencamos oito deles, que podem evitar dores de cabeça.


1. Verifique o cadastro junto à SUSEP


Um ponto fundamental na hora de escolher um corretor ou corretora de seguros é checar se está devidamente cadastrado junto à Superintendência de Seguros Privados (Susep). Esse é o órgão governamental responsável pela fiscalização e pela normatização da área de seguros no Brasil. 


2. Analise suas qualificações


O credenciamento na Susep não basta para garantir que a corretora de seguros escolhida cumpra bem seu papel. É preciso avaliar também suas qualificações e as de seus funcionários, afinal, não dá para deixar a proteção de seu patrimônio nas mãos de aventureiros, não é mesmo?


3. Certifique-se de que o corretor entende suas necessidades


De nada adianta um profissional que conheça profundamente o ramo de seguros se ele não consegue interpretar suas necessidades e com base nelas, lhe apresentar as melhores opções. 


Um bom corretor analisa todas as possibilidades, a partir das questões e dúvidas do cliente e, por meio de suas respostas, apresenta um caminho a seguir para a escolha e consequente fechamento de um bom contrato de seguros.


4. Opte por empresas sólidas


O mercado de seguros é dinâmico e a cada dia aparecem novas opções de corretoras prometendo milagres na escolha de um bom contrato de seguro. 


É importante que o cliente saiba diferenciar quem trabalha com seriedade e tem solidez de quem está apenas começando e testando possibilidades. Por isso, conhecer o tempo de atuação da empresa e a abrangência de seu atendimento é um passo importante para uma opção acertada.


O número de clientes atendidos ao longo dos anos representa a quantidade de experiências diversas que tal empresa já teve, o que amplia sua capacidade para solucionar problemas e encontrar caminhos adequados a futuros clientes.


5. Busque referências 


Por ser um ramo de atividade que exige completa confiança entre as partes, é essencial que o futuro cliente procure saber mais detalhes de como determinada corretora agiu no contato com os seus segurados. Quanto mais clientes e mais renomada for a empresa, mais fácil será buscar referências dela. Tais referências também podem estar na internet, em sites de reclamações, por exemplo.


6. Atente-se ao ambiente empresarial 


O suporte que a corretora oferece a seus funcionários e parceiros é fundamental para que a tarefa de auxiliar o cliente na aquisição de um seguro seja feita com eficiência. Por isso, é importante buscar informações sobre o ambiente de trabalho, capacidade de comunicação e estrutura disponibilizada para que o trabalho seja bem feito. Opte por empresas que valorizam seus funcionários e parceiros.


7. Fique de olho no suporte ao consumidor


Junto com um imprevisto, podem também surgir dúvidas que a corretora te ajudará a esclarecer e resolver. Por isso, contar com uma empresa que oferece um amplo suporte ao cliente é um grande diferencial. Há corretoras que garantem suporte 24 horas, o que, na hora do aperto, é essencial para uma boa experiência de compra.


8. Pondere o custo benefício do negócio


Há custos que devem ser considerados quando estamos tratando de profissionais qualificados e altamente especializados. Por isso, nem sempre vale à pena apostar apenas na economia na hora de escolher uma corretora de seguros. 


Um caminho adequado é analisar custo e benefício em conjunto. Um valor mais alto, porém que garanta um atendimento melhor prestado e uma boa dose de segurança, certamente, é a opção mais viável.


Portanto, a escolha de uma boa corretora de seguros é um passo fundamental para o sucesso na contratação de uma apólice de seguros adequada às suas necessidades e eficaz para seus objetivos.

Avenida Andrade Reis, 49 -  Centro  -  São João del-Rei  -  MG  -  Brasil  -  Cep 36307-320

©2020 por Cherokee Seguros.