Motivos para contratar um seguro de acidentes pessoais por passageiro

Atualizado: Jul 27

Cada vez mais a preocupação em se prevenir de incidentes que possam surgir durante viagens, passeios ou no dia a dia ao dirigir se torna mais latente. Apesar disso, você sabia que o transito brasileiro mata 1 pessoa a cada 15 minutos? Quem enfrenta o fluxo de carros diariamente, precisa conhecer o seguro de acidentes pessoais a passageiros.


A cada 2 minutos, uma pessoa fica com sequelas devido a ferimentos. Portanto, a prevenção é sempre a melhor escolha e, felizmente, há muitas modalidades de seguro que cobrem várias ocorrências.

O melhor é se preparar a longo prazo, pois estar protegido com o seguro de acidentes pessoais a passageiros é essencial.


O que é o seguro de acidentes pessoais a passageiros?


O seguro de acidentes pessoais a passageiros é uma modalidade que protege todos os ocupantes de um veículo em caso de acidente. Nesse sentido, se estiver viajando com a sua família, ela será coberta pelo seguro se alguma situação inesperada ocorrer envolvendo o automóvel.

Esse tipo de seguro é conhecido também como Seguro APP, que significa Acidentes Pessoais de Passageiros. Ele oferece proteção além do DPVAT, que é obrigatório. Então, se você, por exemplo, estiver transportando pessoas em um passeio turístico e alguém bater no seu veículo, o seguro permite que casos de morte ou invalidez sejam indenizados.

Vale ressaltar que a cobertura do seguro de acidentes pessoais a passageiros é independente de quem sejam os causadores e as vítimas. A modalidade pode abranger tanto os ocupantes de carros privados quanto em casos de transporte público. Isso vai depender das opções escolhidas na apólice.






O que ele cobre?


Os principais danos que esse seguro cobre são: despesas médicas hospitalares, morte ou invalidez permanente ou parcial, em relação aos passageiros e também ao motorista.

Dentro das despesas hospitalares, estão as internações, cirurgias, exames, entre outras, podendo ser muito bem aproveitadas por quem não possui plano de saúde.

No caso da invalidez, trata-se de uma sequela permanente, como quando ocorre a perda de um membro e o indivíduo torna-se impossibilitado de retornar às suas atividades diárias. No entanto, não são todos os tipos de lesão que essa modalidade abrange, o que pode ser verificado na tabela da Superintendência de Seguros Privados, (Susep), o principal órgão regulador de seguros no Brasil.

Já em casos de morte causados pelo acidente, o seguro APP permite a indenização da família, de modo a ajudar a aliviar a dor da perda e os custos do ocorrido.

Vale lembrar que não há abrangência de indenização para danos físicos temporários, como cortes, dores, ralados, entre outros. A indenização é feita apenas em casos de danos permanentes.


Quem pode contratar esse tipo de seguro?


Qualquer pessoa física pode contratar o seguro de acidentes pessoais a passageiros. Isso porque essa modalidade é voltada justamente para quem dirige diariamente carregando outras pessoas no mesmo carro.

E por falar nisso, o seguro APP também pode ser contratado por pessoas jurídicas que trabalham transportando profissionalmente ocupantes, como turistas. Afinal, os longos percursos oferecem riscos constantes, sejam com a estrada difícil e esburacada, trevos confusos, serras delicadas ou placas insuficientes.

Nesse sentido, o seguro de acidentes pessoais a passageiros torna-se fundamental para quem trabalha com aplicativos de transporte de pessoas, como o Uber, já que a contratação do Seguro APP por parte dos motoristas é obrigatória. Mesmo que a atuação não seja diária, mas em pequenos períodos, como nos finais de semana, o profissional deve contratar essa modalidade.

Outros profissionais e organizações que trabalham transportando pessoas formalmente também podem contratar o seguro APP, como taxistas, empresas de frete, instituições escolares privadas, para casos de eventos corporativos, passeios, excursões, entre outros.


Você tem levado em consideração a contratação desse seguro e dessa cobertura quando va fazer seus seguros?

Procure orientação do seu corretora e defina qual será a melhor cobertura para o seu perfil?


3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo