top of page

Entenda os fatores que afetam os preços do Seguro de Automóvel

Atualizado: 19 de jan. de 2023

Contratar um seguro automóvel nem sempre é uma tarefa fácil. Como o investimento impacta diretamente no bolso do motorista, saber escolher com atenção e buscar alternativas mais acessíveis para contratação de uma cobertura de seguro auto é fundamental.


Apesar de as seguradoras fazerem dezenas de perguntas, somente 3 informações correspondem a mais de 70% do preço do seguro e não se pode alterá-las.


Você sabe quais são os pontos que ajudam a diminuir (ou aumentar) o valor do seu seguro auto? Veja neste post, quais são os fatores que podem influenciar no preço do seguro automóvel. Confira!





1 ° Classe de bônus


É a variável mais importante para determinar o valor do Seguro de um automóvel e é categorizada em faixas que vão de 0 a 10. Esses valores são representados pela fidelidade e competência do Segurado. Quanto mais renovações sem sinistros, maior será a sua classe de bônus.


2° CEP do condutor


A região geográfica por onde o carro transita tem grande importância na determinação do valor do seguro, podendo, por exemplo, encarecer em locais com maior risco de roubo e furto.


3° Valor do veículo


Veículos mais caros, geralmente, não são alvos de roubos e furtos. Por isso, esses veículos têm um valor proporcionalmente menor no Seguro.


4° Idade do veículo


Carros mais velhos, com maior quilometragem, têm maior custo de reparo e geralmente são mais roubados. Quanto mais velho o carro, mais caro é o seguro.


5° Idade do condutor


É um bom indicativo de experiência na condução de veículos. Em geral, quanto mais velho é o condutor, menor é o preço do seguro.


6° Fabricante do veículo


Cada fabricante opera de maneira distinta na produção dos veículos, e isso também pode influenciar o preço do seguro. Um exemplo clássico é o custo de manutenção do veículo, que pode variar bastante conforme o fabricante.


7° Tipo de utilização do veículo


Para qual fim o veículo será utilizado? O uso particular é o mais comum, porém atualmente há muitos casos de transporte por aplicativo, cuja tendência mais acelerada de desgaste do carro pode provocar uma elevação da tarifa de seguro.


Está buscando proteção para o seu carro ou quer renovar o seu seguro? Entre em contato com a gente e receba uma cotação personalizada das melhores seguradoras do mercado.




79 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page