top of page

Como contratar sua Previdência Privada?

A previdência privada é um investimento para você ter uma renda extra, mas você sabe como funciona? Vem com a gente que vamos tirar todas as suas dúvidas e no final você ainda ganha um presente!

Fonte: criação do autor


Pensar em previdência é uma questão fora de cogitação, visto que é coisa de gente mais velha. Mas, quando as contas batem na porta, o arrependimento aparece e em instantes procura-se alternativas para tentar recuperar o tempo perdido.


Ao pensar sobre a importância de investir em previdência privada, a Cherokee preparou um material para tirar todas as suas dúvidas e te ajudar a investir. Ficou curioso? Então confira!


O que é Previdência Privada?


A Previdência Privada é um investimento em que você contribui com uma determinada quantia de dinheiro por um certo período e esse valor fica rendendo. Os pagamentos podem ser mensais ou de uma só vez e você ainda pode contribuições adicionais sempre que tiver uma grana sobrando. Você pode fazer o resgate quando quiser, mas é importante ressaltar que, quanto mais você investir e em maior tempo, mais o seu dinheiro irá render.


Dessa forma, seu investimento fica bem guardado e preparado para as incertezas do mercado.


Por que preciso de uma previdência?


Seja para conquistar seus objetivos daqui alguns anos, como uma viagem dos sonhos ou um curso no exterior, ou para ter uma renda complementar à aposentadoria, a previdência é ideal para você.


Modelo VGBL e PGBL


Não precisa se preocupar com o significado das siglas. O importante é saber o que cada modalidade faz pelo seu dinheiro e como isso se encaixa na sua realidade.


PGBL: é para quem contribui com o INSS ou outro tipo de previdência e faz declaração completa de Imposto de Renda (IR).


O valor investido pode ser declarado no seu IR para pagar menos imposto ou ter uma restituição maior. Assim como você faz com as despesas médicas e escolares. Isso é o benefício fiscal.


Na hora de resgatar o dinheiro, o tributo será cobrado sobre o que você depositou mais o valor que rendeu.


VGBL: é indicado para quem não faz declaração de IR ou declara o IR na forma simplificada.


Esse modelo não oferece o benefício fiscal, mas ao retirar seu dinheiro, o imposto será cobrado apenas sobre o valor do rendimento do plano.


Modelos de tributação


Modelo progressivo: é para quem não tem certeza de quanto tempo vai deixar o dinheiro investido ou sabe que vai sacar o dinheiro em menos de 10 anos. Nesse modelo, sempre que você resgatar seu dinheiro, paga 15% de imposto de renda e precisa fazer o ajuste na declaração de IRPF.


Modelo Regressivo: é para quem quer deixar o dinheiro investido por mais de 10 anos. Nesse modelo, quanto mais tempo o dinheiro for aplicado, menor será o imposto cobrado. Veja o gráfico abaixo:


Fonte: Caixa


Quanto vou pagar?


É importante ressaltar que, o melhor plano é aquele que cabe no seu bolso e atende as suas necessidades. Dessa forma, pense no valor que pode investir hoje e lembre-se: você pode aumentar, diminuir e fazer contribuições adicionais quando tiver uma grana extra.


O valor mínimo para contribuição pode ser a partir R$100,00.


Em caso de imprevistos, você pode suspender o pagamento da sua previdência e retoma assim que puder.


Quais são os tipos de renda?


Após o término do tempo de contribuição, você pode retirar todo o seu dinheiro de uma única vez ou converter o valor em uma renda mensal pelo tempo que escolher. Veja as opções:


-Renda Vitalícia: nesse modelo, você recebe uma renda mensal enquanto viver;


-Renda por prazo determinado: você escolher por quanto tempo quer receber a renda (1 a 35 anos). No caso de seu falecimento antes desse prazo, seus beneficiários continuam recebendo essa renda;


-Renda temporária: você escolhe por quanto tempo quer receber a renda (5 a

35 anos). Mas, no caso do seu falecimento antes desse prazo, a rende deixa de ser paga.


Quais os benefícios?


Com a previdência privada você pode ter inúmeros benefícios, dentre eles podemos citar:


-ter uma renda no futuro sem depender de ninguém;


-realizar o tão sonhado empreendimento, viagem, casamentos, entre outros;


-planejar o futuro dos filhos, netos e sobrinhos;


-cuidar de quem você ama.



Cherokee Seguros: um leque de oportunidades


Agora que você sabe como funciona a previdência privada, que tal aproveitar uma aposentadoria sem apertos? A Cherokee está de braços abertos para te ajudar a escolher o melhor plano para que você aproveite todas as vantagens.


Cuide de quem ama hoje mesmo e, lembre-se: a previdência privada é uma decisão para se orgulhar lá na frente.


Quer saber mais sobre o assunto? Preparamos um guia com todos os detalhes para você ficar por dentro das especificidades da previdência. Boa leitura! E se você quiser contratar, pode entrar em contato com a gente. Será um prazer te auxiliar!



Referências:


CAIXA. Previdência Privada. Disponível em: https://www.caixa.gov.br/voce/previdencia/Paginas/default.aspx. Acesso em: 27 out. 2022.




Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page