top of page

Como fazer seguro para carro PCD?


Foto: criação do autor


Na hora de contratar o seguro auto várias dúvidas surgem, afinal, há sempre alguns pontos que muitos não sabem.


Quando se trata do seguro para carro PCD deve-se preocupar com questões ainda maiores. Apesar de ser um veículo, ele pode ter adaptações para que a pessoa com deficiência possa dirigir e pode ter sido comprado com valores diferenciados.

É pelo preço pago na aquisição que surge confusão. Isso se dá porque os PCD têm direito a adquirir o veículo com isenção de alguns impostos e isso faz com que o valor caia 30% em relação ao preço de mercado.


Como funciona o seguro para carro PCD?


De início, o seguro para PCD é igual aos demais seguros tradicionais. Ele também oferece coberturas que protegem os automóveis em determinadas situações.


Para isso, é necessário fazer a contratação do serviço escolhendo quais as proteções serão disponibilizadas, efetuar o pagamento e ter acesso a elas.


Em casos de sinistros ou precisar de assistência, é só entrar em contato com a corretora e pedir auxílio.

Para quem conhece um seguro tradicional, não deve ter notado nenhuma diferença e realmente não tem.


A contratação do seguro para PCD


A principal diferença do seguro ocorre apenas em determinados momentos, como na contratação. Quando é solicitado os valores do seguro é preciso preencher um formulário, nele deve constar que se trata de um carro PCD que recebeu isenção de impostos.


A seguradora irá pedir os documentos e algum laudo que comprove que uma pessoa PCD possa dirigir ou utilizar o veículo. Além disso, em alguns casos pode-se pedir uma vistoria para avaliar as condições do carro e verificar as adaptações.


Fora esses detalhes não há outros diferenciais. Em relação aos valores é preciso realizar uma cotação, porque os preços são influenciados pelos fatores de riscos aos quais o veículo está exposto. Além disso, há a classe de bônus e outras vantagens que podem ajudar a obter as melhores ofertas.


É importante ressaltar que se o carro necessitou de ser adaptado e passou por muitas mudanças, consequentemente ele terá um valor mais alto. Portanto, o seguro também pode encarecer.


Quais as coberturas disponíveis?


De maneira geral, todas as coberturas disponíveis pela seguradora podem ser adquiridas no seguro para carro PCD.


Dentre elas está a de roubo e furto para quando o carro é levado por bandidos e não ocorre recuperação. A de colisão também é bastante comum e serve para batidas.


Os danos a terceiros também podem ser contratados, assim como o de acidentes pessoais de passageiros e muitas outras.


Caso tenha a disponibilidade de ter algum carro reserva, é preciso ter atenção. Normalmente, as seguradoras oferecem um veículo comum, sem adaptações. Algumas seguradoras até possuem carros automáticos, mas é necessário verificar a disponibilidade e se consegue atender as necessidades do PCD condutor.


A indenização do seguro para PCD


A maior diferença que existe no seguro para carro PCD costuma ser em relação ao pagamento das indenizações.


No caso de sinistro parcial, não há diferença. Ele é acionado quando o carro sofre algum dano que pode ser recuperado em uma oficina. Nessa situação, a seguradora paga pelo conserto do veículo e o segurado precisa arcar com o valor da franquia conforme estabelecido na apólice.


O grande diferencial em relação à indenização está nos casos de perda total. Ele é acionado quando os donos não podem ser reparados devido ao alto custo ou em situações de roubo e furto.


Podem ocorrer diversas formas de ser feita a indenização e essas precisam estar previstas na apólice. Como o carro foi adquirido com a isenção de impostos, o seu valor acaba sendo menor. A indenização é feita seguindo a Tabela FIPE que apresenta valores integrais.


Uma possibilidade é que a seguradora indenize 100% do valor, porém, será preciso que o segurado quite todos os impostos e apresente os comprovantes.


Outra maneira é que a seguradora pague 100% da tabela FIPE, mas na hora de repassar para o segurado desconta os impostos e ela mesma faz a quitação.


Pode ainda constar na apólice que o pagamento será um percentual da tabela, algo que varia em torno de 65% a 80% do preço do carro.


Em todos os casos, o seguro para PCD garante a cobertura para o veículo e paga a indenização caso aconteça alguma coisa.



Ter um seguro para carro PCD é uma maneira segura de conduzir o seu veículo com a garantia de que você terá todo o amparo necessário caso sofra algum acidente. Assim, você terá como arcar com custos de reparo e poderá contar com uma indenização caso tenha o seu automóvel roubado ou furtado.


Ficou interessado em proteger o seu patrimônio e ter mais tranquilidade em sua vida? Aproveite para entrar em contato e solicite já a sua cotação. Temos uma equipe de corretores especializados para melhor te atender. Não perca tempo e garanta a tranquilidade que você merece.


Referências:


ELAINA, Jeniffer. Seguro para carro PCD. Disponível em: https://www.smartia.com.br/blog/seguro-para-carro-pcd/#:~:text=A%20contrata%C3%A7%C3%A3o%20do%20seguro%20para%20PCD&text=A%20seguradora%20para%20proteger%20o,isso%20n%C3%A3o%20h%C3%A1%20grandes%20diferenciais.. Acesso em: 06 out. 2022.


13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Komentarze


bottom of page