top of page

Por que devo contratar um seguro de Responsabilidade civil profissional?


Todos nos estudamos e nos dedicamos para exercer uma profissão com a melhor qualidade possível e ser reconhecido por isso. No entanto, sabemos que pode ocorrer algum imprevisto ou uma eventualidade e cometermos falhas que podem gerar um dano a algum terceiro, manchando nosso nome e consequentemente um prejuízo financeiro. Sabendo disso, e seguindo a linha do seguro que é garantir uma segurança, tranquilidade e reestabelecer a economia, existe o seguro de responsabilidade civil ou RC como muitos conhecem. Iremos trazer alguns detalhes desse produto.

Afinal o que é o seguro de Responsabilidade Civil?

O Seguro de Responsabilidade Civil Profissional é uma proteção para empreendedores e profissionais, como médicos, advogados, administradores e prestadores de serviço, engenheiros, arquitetos, que cobre danos causados de forma involuntária a terceiros no exercício da profissão. Este seguro garante reembolso a eventuais indenizações por danos corporais ou materiais que forem causados sem intenção.

O RC Profissional, como também é conhecida essa modalidade de seguro, pode ser contratado de forma coletiva ou individual. O primeiro costuma ser utilizado por sindicatos, associações de classe e outras instituições representativas visando proteger os profissionais de suas respectivas categorias. Já o segundo é uma apólice particular, ou seja, com apenas um contratante e um segurado.

Outra modalidade do Seguro de Responsabilidade Civil Profissional é o que protege executivos de empresas. Conhecida também como D&O (do termo em inglês Directors and Officers Liability Insurance — que em português seria algo como Seguro de Responsabilidade Civil para Diretores e Executivos), ela tem como objetivo evitar que diretores e administradores sejam responsabilizados individualmente por eventuais danos que suas decisões possam causar.

Por precisarem tomar grandes decisões, estar expostos as riscos, eventuais problemas que sejam decorrentes de uma atitude tomada podem, por exemplo, serem desastrosas para os donos da empresa. Além disso, o executivo pode ser responsabilizado por questões fiscais e tributárias ou mesmo pelo descumprimento de normas determinadas por quem regulamenta o mercado.

Existe ainda a possibilidade do administrador ser responsabilizado por danos ambientais, práticas trabalhistas indevidas, entre outras situações. Por isso, geralmente as grandes companhias contratam o Seguro D&O para garantir a tranquilidade de seus executivos e garantir que possam exercer suas funções sem colocar em risco o seu patrimônio pessoal.

Conclusão

Sabemos que estamos sujeitos a erros em todas nossas ações, por mais preparados que sejamos. Precisamos ter a tranquilidade de exercemos nossa profissão, pois é o trabalho que garantirá a construção dos nossos sonhos. Quando falamos de gerar um dano a algum terceiro, a preocupação é maior, pois podemos ser acionados na justiça e termos que arcar com custos muito alto.

Diante disso, ter um seguro de responsabilidade civil tem uma importância muito grande. Com ele você se sente mais seguro para exercer a profissão, pois sabe que tem um respaldo para te dar uma assistência caso o imprevisto aconteça, garantindo um apoio financeiro e jurídico.

Exerça sua profissão com tranquilidade! Contrate um seguro de responsabilidade civil profissional da Cherokee Seguros.

Faça uma simulação clicando no link abaixou.

275 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page