top of page

Por que profissionais autônomos e liberais precisam contratar um Seguro DIT?

Atualizado: 9 de abr. de 2020



Muito antes do surgimento do seguro de vida como nós o conhecemos hoje, as pessoas, as famílias e as comunidades já precisavam se preocupar com acontecimentos que pudessem provocar alguma perda econômica.


Em tempos de COVID-19, o coronavírus, profissionais liberais ou autônomos, de 14 a 65 anos, podem contar com o seguro DIT (Diária por Incapacidade Temporária ou Renda por Incapacidade Temporária), que cobre casos de doenças, acidentes ou invalidez. No caso, não se tratava de um dano material que afetasse algum bem ou parcela do patrimônio do indivíduo. A perda a que nos referimos aqui é aquela decorrida da redução ou da eliminação da capacidade do indivíduo de produzir recursos para si, ou para aqueles que dependessem, de alguma forma, dele.


Quando alguém economicamente produtivo morre, atinge uma idade avançada ou fica inválido, sua capacidade de gerar recursos ou renda fica comprometida de forma permanente.


Portanto, este conjunto de riscos têm uma natureza diferente daquela representada por problemas temporários ocasionados por doença, por exemplo. Não é por acaso que, os ramos de seguros de vida e previdência são tratados como afins, enquanto o segmento da saúde recebe um tratamento separado no contexto dos seguros privados.


Atualmente, o principal objetivo de um indivíduo que contrata um seguro de pessoas é ter uma garantia financeira temporária que mantenha a família caso este venha a falecer ou que mantenha o próprio segurado em caso de invalidez.


Afinal, todo pai e mãe pensam diariamente no amparo à sua família e têm a pretensão de, durante sua trajetória de vida, proteger seus parentes da fome e da falta de abrigo, trabalhando arduamente para atingir este objetivo.


Tendo em vista essas questões, no artigo abaixo, vamos tratar sobre o seguro DIT, seus tipos e especificações. Confira!


O que é o seguro DIT?


Diária por Incapacidade Temporária por Doença ou Acidente Pessoal é a cobertura que tem por objetivo garantir ao segurado o pagamento de diárias, caso ele se afaste temporariamente do exercício de sua ocupação remunerada, em decorrência de doença ou de acidente pessoal (que seja previamente definido).

Assim, o seguro DIT é caracterizado pela impossibilidade contínua e ininterrupta do segurado exercer a sua profissão ou ocupação, durante o período em que se encontrar em tratamento médico, por período máximo de quinze dias, a contar da data do evento.


Principais características e dúvidas sobre o seguro DIT


Abaixo, listamos as principais características e questionamentos feitos pelas pessoas sobre o seguro DIT. Acompanhe e esclareça todas as suas dúvidas!


Quais os tipos de seguro DIT disponíveis?


Existem dois tipos de coberturas do seguro DIT. São elas:


Sem cobertura para L.E.R. - Lesão por Esforço Repetitivo, D.O.R.T. - Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho e L.T.C. - Lesão por Trauma Continuado ou Contínuo;

Com cobertura para L.E.R. - Lesão por Esforço Repetitivo, D.O.R.T. - Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho e L.T.C. - Lesão por Trauma Continuado ou Contínuo.


A disponibilidade da cobertura depende do produto contratado e também da seguradora.

Por isso, antes de contratar o seu seguro dit, analise as possibilidades que se enquadram ao seu perfil e converse com a seguradora.


O que é configurado como incapacidade temporária?

Caso o segurado fique por período temporário totalmente impossibilitado de exercer a sua atividade remunerada, ele terá direito a garantia do seguro DIT, respeitado os períodos de franquia e carência para cada evento.


Qual o período máximo de indenização?

Entender sobre o seguro DIT pode ser fundamental para um maior conforto e segurança no trabalho.

O período indenitário contratado pelo segurado que contratou o seguro DIT, constará na proposta de adesão, não podendo ser superior a 90 dias para eventos decorrentes de LER/DORT/LTC e de 365 dias para os demais eventos cobertos.

Pelo mesmo evento, o número de diárias indenizadas não pode superar o período indenitário contratado.


Posso contratar o seguro DIT para eventos decorrentes de LER/DORT/LTC?

Não. A cobertura de DIT com LER/DORT/LTC engloba, além de eventos decorrentes desses fatores, eventos  causados por outras doenças e acidentes pessoais.


Qual a quantidade de eventos indenizáveis pelo seguro DIT por ano?

Não há limite, desde que o evento não seja proveniente da mesma causa.


Há profissões que não são aceitas para contratação do DIT?

Sim, geralmente as seguradoras não aceitam determinadas profissões na contratação do seguro DIT por estarem muito expostas ao risco. Recomenda-se, então, fazer uma consulta antes de contratar. Existe uma tabela que lista todas as profissões consideradas de risco.


O que acontece se o segurado atrasar o pagamento do seguro DIT?

Durante o período de atraso do pagamento do seguro DIT, a seguradora fica desobrigada do 9° pagamento da indenização do seguro.

Por exemplo, existe um prazo de tolerância de 60 dias, a contar da 1ª parcela não paga, no qual, caso haja sinistro, a seguradora efetuará o pagamento da indenização descontada do valor dos prêmios não quitados.

Caso o segurado permaneça em atraso por mais de 60 dias, ele fica automaticamente excluído do seguro DIT ou tem sua apólice cancelada.


Onde o segurado poderá obter os detalhes sobre a DIT contratada?

Após a contratação do seguro de vida, o segurado receberá um Certificado Individual com todas as informações do seguro DIT, como coberturas contratadas, valores de capital segurado, prêmio, datas de início e fim de vigência, etc.


O que o beneficiário deve fazer em caso de sinistro?

Em caso de sinistro, o beneficiário deverá entrar em contato com a Central de Relacionamento com o Cliente (CRC) e informar os dados do segurado que sofreu o sinistro e a data de ocorrência.


O atendente irá orientar o beneficiário no preenchimento do formulário de aviso de sinistro e envio da documentação necessária para a seguradora.

E então? Ficou alguma dúvida sobre o seguro DIT e como ele funciona? Temos uma equipe à sua disposição para retirada de dúvidas!


Cherokee Seguros

111 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page