Seguro de vida é obrigatório para empresas

Atualizado: 16 de Set de 2020

Um dos benefícios corporativos mais oferecidos pelas empresas é o Seguro de Vida para funcionários. Ele garante a tranquilidade do colaborador e da sua família em momentos difíceis, sendo muitas vezes, inclusive, um benefício obrigatório pela convenção coletiva.


Mesmo sendo utilizado em larga escala, no entanto, ainda possuem muitas empresas que não possuem e que não contratam da forma correta, pois existem muitas dúvidas sobre esse assunto. Por isso, neste artigo vamos esclarecer algumas das questões principais sobre o Seguro de Vida. Continue a leitura para saber mais!


Existe um perfil de funcionários para contratar?


Mesmo não sendo obrigatório para todos, esse benefício pode ser sempre vantajoso. Note que o Seguro de Vida não é atrativo apenas para colaboradores com familiares que se beneficiarão de uma eventual indenização. Funcionários jovens e sem dependentes também têm interesse em ter uma tranquilidade adicional em caso de acidente com afastamento temporário do trabalho.

O seguro de vida é essencial para empresas que queiram oferecer segurança e tranquilidade aos colaboradores. É uma forma muito eficiente de dizer que você se preocupa também com a vida pessoal dos funcionários.


Por que ter um Seguro de Vida para funcionários em sua empresa?


Ele oferece mais tranquilidade ao funcionário e sua família, além de contribuir para o imposto de renda da empresa.

Acontece que isso ainda não é tudo: o Seguro de Vida também é um bom recurso para a atração e retenção de talentos. Isso destacará o seu negócio da concorrência e, inclusive, ajudará na satisfação e na motivação profissional, fazendo com que os colaboradores se sintam valorizados pela companhia. São as vantagens ligadas a dar uma tranquilidade para os funcionários.

No entanto, os benefícios não param por ai, pois existem uma serie de coberturas que garante um proteção jurídica e no fluxo de caixa de uma empresa, como: as empresas são responsável pelo o que acontecer com o funcionário no horário de trabalho e até no transporte para a empresa e o auxilio na hora da recisão contratual após a morte do funcionário (algo que pode nos pegar desprevenidos financeiramente), são exemplos de situações que podem comprometer o funcionamento de uma empresa, pois quando se trata de vida, não existe um valor correto a ser cobrado.


SAIBA MAIS!


Quais categorias de trabalhadores têm seguro de vida obrigatório?


Apesar de ser um benefício válido para todo colaborador, o seguro de vida para funcionários ainda não é obrigatório para todas as empresas. Existem, porém, algumas categorias com a obrigatoriedade de oferecer esse serviço aos seus funcionários, devido a convenções sindicais e acordos coletivos.

Nesse sentido, o seguro é exigido para as seguintes categorias:

  • construção civil;

  • postos de combustíveis;

  • todos os funcionários de condomínios;

  • comércio de alimentos no varejo;

  • serviços como bares, padarias, buffets, churrascarias, pizzarias e restaurantes;

  • hotelaria, motéis e hospedagem;

  • profissionais de contabilidade;

  • profissionais da área de educação;

  • motoboys e outros entregadores;

  • prestadores de serviço;

  • despachantes;

  • serviços relacionados a panificação e confeitaria;

  • indústrias têxteis e de vestuário;

  • indústrias de louça, porcelana de barro ou cerâmica;

  • indústrias de roupas infantojuvenis;

  • instalação e manutenção de redes de telecomunicação;

Além dessas, vale lembrar que outras categorias também devem receber o seguro obrigatoriamente, em estados específicos do país. É o caso, por exemplo, de indústrias de instalações elétricas, hidráulicas, de gás e sanitárias em São Paulo. Portanto, sempre vale a pena conferir no seu sindicato ou em sua consultoria jurídica se essa é uma obrigação para o seu negócio.


Conclusão


Diante de todos os pontos mencionados acima, fica evidente que é muito importante ter um seguro de vida na sua empresa. Seguindo, uma das principais vantagens desse produto é o custo-benefício, ou seja, o ganho e tranquilidade que você oferecerá para o colaborador é desproporcional ao custo que sua empresa terá. Os planos ainda são bem customizáveis e você pode fazer o plano que for melhor para os seus colaboradores, variando o nível de cobertura. O custo vai variar em função de três itens principais: idade do colaborador, quantidade de coberturas acessórias e valor da indenização escolhida.

Em geral, o seguro de vida para funcionários é um benefício muito barato se comparado a outros, como o seguro saúde, e muito atrativo do ponto de vista do colaborador e sua família, pois garante uma tranquilidade adicional.


O seguro de Vida empresarial faz parte de um bom planejamento de gestão de riscos e precisa de ajuda de um especialista, no caso um corretor de seguros, para poder te ajudar na contratação das coberturas corretas.


Considere o custo-benefício e faça sua análise. Você verá como essa oferta pode ser positiva!


SAIBA MAIS!

48 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo