Você sabe diferenciar uma proposta de uma apólice de seguro?

Atualizado: Jan 22

No mundo do seguro, tem alguns nomes que são específicos para o mercado, como por exemplo: prêmio liquido, sinistro, franquia, coberturas, carência, risco, entre outros. Um dos jargões mais comuns e que possuem grande importância na hora de contratar, são: proposta e apólice. Mas afinal, o que quer dizer esses termos e quais são as diferenças entre elas?

Entender o que cada termos significa é muito importante para ter o conhecimento do que está contratando e a importância de cada coisa. Por essa e outras coisas que a figura do corretor de seguros é muito importante, para te explicar cada termo, te apresentar o quão importante é ter um seguro e te ajudar quando o imprevisto acontecer.

Nesse post iremos te explicar o que são as propostas de seguro e as apólices.


A Proposta de seguro é um documento estabelecido antes da contratação definitiva do seguro.

A proposta é gerada logo após que é feita a negociação do seguro, momento onde o corretor informa a seguradora que alguém está querendo ter coberturas para um risco especifico. Desta forma, a proposta irá conter todas as informações de perfil (nome, CPF/CNPJ, endereço, email, telefone...) e o bem/vida a ser segurado. Com isso, o cliente recebe a proposta como um documento oficializando que a compra do seguro está feita. Por isso, a assinatura do segurado é muito importante, pois serão em cima daquelas informações que a seguradora irá fazer a análise de aceitação do risco.

Feito esse processo, a companhia seguradora tem até 15 dias, contatos a partir da proposta emitida, para analisar o risco e dizer se aceita ou não aquele seguro, podendo solicitar documentos complementar, como é o caso da vistoria no automóvel.


Aceito o risco, a seguradora emiti um novo documento que será a Apólice, que é a formalização da aceitação do risco. É uma espécie de documento formal em que você, como segurado, tem todas a proteção em caso de sinistros ou eventos determinados. É na apólice que você encontra discriminadas certas condições como: o bem segurado, a cobertura, garantias, valor do prêmio, o segurado e os prazos.

O que pode ainda constar da apólice?

  • Condições gerais;

  • Condições especiais;

  • Condições particulares.

Quais são os tipos de apólice?


1.Apólice compreensiva ou multirisco


Pode ter cobertura de linhas diferenciadas de seguro. É a garantia de proteção a vários tipos de riscos. Ela pode se ater a cobrir tanto o segurado quanto seus bens.


2. Apólice de Riscos Nomeados


Só cobre o que está no contrato, ou seja, coberturas mais específicas.


3. Apólice de Recibo


Pode ser utilizado como recibo de prêmio e como contratos temporários tipo uma viagem que vá fazer.


4. Apólice contra danos a terceiros


Caso você é que cometa o delito para com terceiros, esta apólice vai te assegurar. Ela é uma garantia tanto para danos morais como os corporais.


5. Apólice aberta e fechada


Uma apólice pode levar o nome de aberta e fechada. A diferença entre as duas é que na primeira o seguro pode ser alterado conforme a necessidade do segurado, enquanto na segunda o grupo de segurado já está determinado no contrato e não há como modificar.


Porque temos que ter a apólice em mãos?


Em situações de sinistro, endosso, renovação ou ainda de dano, é na apólice que o corretor e o segurado irão se amparar para tomar as devidas ações. Por esse motivo é que a apólice é um resumo de todos os seus direitos e obrigações.

Tenha sempre ela guardada para o caso de necessidade. E, como não sabemos o que pode acontecer, mas prevemos sempre o melhor, manter-se protegido é uma ótima opção em todos os casos.

Ficou claro o quão importante é conhecermos sobre os termos do seguro? Por isso a figura do corretor se torna cada vez mais necessária. É nosso dever, como especialistas, te auxiliar e te manter informado em todas as etapas de um processo de seguro.



#corretordeseguros

#apolice

#seguro


408 visualizações0 comentário

Avenida Andrade Reis, 49 -  Centro  -  São João del-Rei  -  MG  -  Brasil  -  Cep 36307-320

©2020 por Cherokee Seguros.