top of page

Como funciona a co-participação nos planos de saúde?

Atualizado: 17 de mar. de 2023

A co-participação é uma forma de você contribuir parcialmente com os custos do seu Plano de Saúde. Leia mais para entender como funciona.

Foto: Freepik


Ter um Plano de Saúde é uma das coisas mais importantes que uma pessoa pode fazer para cuidar da sua saúde e bem-estar. A saúde é uma das coisas mais valiosas que temos, e cuidar dela deve ser uma prioridade em nossas vidas.


Ter um Plano de Saúde pode proporcionar diversos benefícios pessoais, tais como acessos a exames, consultas médicas e procedimentos cirúrgicos com valores mais acessíveis e cobertos pelo plano, além de garantir um atendimento de qualidade e rápido.


Um Plano de Saúde também ajuda a prevenir doenças e a manter a saúde em dia, pois muitos oferecem programas de prevenção e promoção da saúde, como consultas com nutricionistas, psicólogos, atividades físicas e vacinações.


Ter um Plano de Saúde é uma forma de economizar dinheiro a longo prazo, já que os gastos com saúde podem ser bastante elevados.


É importante ressaltar que nem todos os planos de saúde são iguais, e é necessário pesquisar e escolher um plano que atenda as suas necessidades e possibilidades financeiras.



O que é a co-participação?


A co-participação é uma modalidade no Plano de Saúde que envolve a participação financeira do beneficiário nas despesas do plano de saúde, além do pagamento da mensalidade. Ou seja, o beneficiário compartilha os custos dos serviços de saúde utilizados.


De maneira geral, a co-participação é aplicada em procedimentos específicos, como consulta, exames e tratamentos ambulatoriais. O beneficiário paga uma porcentagem do valor total do serviço, geralmente é de 30%, 40% ou 50% sobre o valor da tabela da Unimed, enquanto o plano de saúde paga o restante. Por exemplo, se você precisar pagar uma consulta com um médico no valor de R$400, você paga R$280 (cálculo feito com base em uma co-participação de 30%). O restante o plano fica responsável.


A co-participação é cobrada de acordo com a utilização dos serviços conveniados. Assim, quando estes forem utilizados serão apresentados ao beneficiário no mês seguinte, através de um extrato constando os respectivos valores a serem pagos à Unimed.


Um dos benefícios da co-participação é a redução do valor das mensalidades. Como os beneficiários compartilham os custos dos serviços de saúde, os planos podem oferecer preços mais acessíveis para as mensalidades. Além disso, também ajuda a controlar os custos dos planos de saúde, evitando desperdícios e gastos desnecessários.



Fazer um Plano de Saúde em uma corretora de seguros é uma ótima alternativa para quem busca segurança, economia, praticidade e atendimento personalizado na contratação do serviço. Além disso, oferece informações precisas e confiáveis sobre cada plano e operadora, garantindo a transparência e a honestidade na contratação do serviço.


Nós da Cherokee temos uma infinidade de opções de planos, assessoria especializada, acompanhamento contínuo e suporte ao cliente, ajudando-o a escolher o plano de saúde mais adequado às suas necessidades e possibilidades financeiras.


Quer ter um plano de saúde? Entre em contato e saiba mais. Temos uma equipe de corretores especializados para melhor atendê-lo(a).



Referências:


PARÁ, Unimed Oste do. Saiba como funciona o plano Co Participativo. Disponível em: https://www.unimed.coop.br/site/web/oestedopara/-/saiba-como-funciona-o-plano-co-participativo#:~:text=Para%20consultas%2C%20exames%20e%20tratamentos,vai%20pagar%20apenas%20R%2460.. Acesso em: 15 mar. 2023.

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page