top of page

Plano de Saúde ou Consulta Particular: qual escolher?

O que escolher: plano de saúde ou consulta particular? O assunto gera muitas dúvidas e a Cherokee preparou um material para esclarecer as principais diferenças para você acertar na hora da escolha



A escolha em favor do plano de saúde ou médico particular é determinada pelos benefícios e custos de cada um.

Nos planos de saúde, o beneficiário paga uma quantia mensal e pode realizar diversas consultas e exames indicados pelos médicos que estão fazendo o acompanhamento, sem a necessidade de haver um valor adicional para demais procedimentos hospitalares.

Referente a consulta particular, o paciente é o responsável por arcar com todos os custos referentes ao atendimento e também a todos os exames solicitados, por mais simples que sejam. Nesse contexto, os valores costumam ser acima da média, comparado a mensalidade de um plano.

É comum alguns beneficiários se questionarem se é mais vantajoso pagar pelo atendimento de um médico particular apenas no momento em que precisam. Do ponto de vista prático, pode realmente parecer a melhor opção. Porém, analisando situações que podem ocorrer com a saúde de qualquer pessoa, a opção pelo plano de saúde começa a fazer mais sentido. Até porque, salas particulares de internação, procedimentos cirúrgicos, acompanhamento gestacional e até partos são valores extremamente altos, levando em consideração que apenas uma cirurgia pode custar mais de 20 mil reais.

Logo, respondendo a dúvida de muitos: sim, ter um plano de saúde é mais vantajoso do que o médico particular. O porquê disso é que é impossível adivinhar quando você vai ficar doente. Com um plano de saúde, você tem hospitais e médicos à sua disposição em tempo integral e já sabe o que fazer e onde ir quando necessita de atendimento. Já no médico particular, é preciso checar com antecedência preços, agenda e disponibilidade do profissional, e isso atrasa o atendimento.

Sem contar que, quem não tem convênio, é comum só procurar um médico particular quando precisa de um especialista qualificado, em um momento de urgência. Isso é um perigo, porque a saúde não espera.

Com o plano de saúde, você pode fazer checkups regulares, prevenir doenças e realizar tratamentos com antecedência, o que proporciona bem-estar e qualidade de vida. Afinal, saúde é uma questão de prioridade e o custo com médicos e tratamentos vale cada centavo, porque não há nada mais valioso do que ter uma vida tranquila, com acompanhamento regular e de confiança.


Qual a diferença?


A soma do montante que se gasta anualmente na assinatura de um plano de saúde pode assustar muita gente. Mas, ao se colocarem no papel todos os procedimentos gastos com saúde ao longo de um ano pela família, o valor particular certamente superará o do plano de saúde.

Tendo em vista os valores do mercado, os procedimentos mais comuns, como exames e consultas, tendem a tornar-se mais caros. Caso haja a necessidade de uma emergência, por exemplo, o total gasto nos processos pode ultrapassar, de uma só vez, aquilo que se gasta em um ano de plano de saúde.

Tudo depende, é claro, da região onde mora e da disponibilidade de médicos e dos tratamentos utilizados com frequência. Infelizmente a saúde pública no Brasil caminha para uma realidade cada vez mais precária e, consequentemente, não é um tipo de serviço com o qual se pode contar, principalmente em casos em que envolvem alguma gravidade e que precisam de atenção especial e tratamentos a longo prazo.


Benefícios do Plano de Saúde


A primeira coisa que se deve ter em mente ao assinar um plano de saúde é a segurança oferecida para você e para a sua família. A prevenção ainda é o melhor remédio, podendo a família ser acompanhada por médicos de sua preferência, com todo conforto e mobilidade.

Outro ponto muito vantajoso é a comodidade oferecida pelos planos. O tempo para a marcação de consultas é em geral bem reduzido, e a maioria dos planos tem um sistema online que permite que os agendamentos sejam feitos de casa.

Para as crianças, além do acompanhamento pediátrico que deve ser feito com bastante frequência nos primeiros anos de vida, os planos oferecem ainda fonoaudiólogos, neurologistas e dentistas especializados.


Dicas para escolher um bom plano de saúde


Uma coisa é certa: o melhor plano de saúde é aquele que cabe no seu bolso. Além de escolher um plano adequado ao seu perfil orçamentário e de uso, é prudente conferir como é realizado o reajuste. Saiba de quanto em quanto tempo ele é feito e qual a taxa cobrada.

Para quem possui rotina de viagens, seja a trabalho ou a lazer, é bom conferir se a cobertura é nacional, regional ou municipal.

Na dúvida entre plano de saúde ou consulta particular, lembre-se de que - por meio de uma mensalidade econômica- o primeiro traz inúmeras vantagens em termos de qualidade de vida, comodidade e segurança para a família. Com uma pesquisa cuidadosa, é possível ver todos os benefícios de se ter um plano de saúde, podendo, inclusive, significar melhor remanejamento do seu dinheiro.

Não deixe de entrar em contato com a Cherokee para saber quais são os melhores planos de saúde disponíveis para você. Temos uma infinidade de produtos para proteger você e seus bens. Um leque de seguros com uma variedade de coberturas e assistências das melhores seguradoras do Brasil. Escolha uma corretora de seguros confiável de verdade! Prefira a Cherokee Seguros! Faça agora uma cotação e aproveite!


Referências:


JUNDMED. Administração. Plano de saúde é melhor do que médico particular? 2022. Disponível em: https://jundmed.com.br/2022/01/07/plano-de-saude-e-melhor-do-que-medico-particular/. Acesso em: 17 ago. 2022.


CONSULTOR, Casa do. Plano de saúde ou consulta particular: qual escolher? 2017. Disponível em: https://cotacaoplanosauderj.com.br/blog/plano-de-saude-ou-consulta-particular-qual-escolher/. Acesso em: 17 ago. 2022.

149 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page