Qual é o jeito certo de comparar o preço de um seguro auto?

Comparar o preço do seguro do carro é uma tarefa muito importante para escolher a melhor opção para cada caso.


Para fazer isso, não basta analisar o valor propriamente dito, mas compreender uma série de fatores que envolvem essa decisão.


Separamos alguns pontos que são essenciais para você analisar na hora que for comparar os preços.


Observação: Para conseguir comparar o preço do seguro do carro, uma das primeiras coisas que se deve ter em mente é que as cotações realizadas devem ser igualitárias.

O que isso significa?

Significa que quando você faz várias cotações, precisa ver se as especificações delas são as mesmas. Muitas vezes, a diferença de preço pode surgir em função de coberturas diferentes.

1- Preenchimento correto do perfil e o modelo do carro


Tudo começa por analisar se as informações do perfil (dados pessoais, estado civil, se tem menor de 26 que vai dirigir, se usa para trabalho, endereço, entre outros) e o modelo do carro estão iguais na cotação. Se esse pontos estiverem divergentes, com certeza o preço do seguro ja irá apresentar uma diferença, pois são esses os principais fatores que influenciam na análise da seguradora para precificar.


2- Use sempre as mesmas coberturas e opções de franquia nas cotações


A precificação do seguro auto pode variar bastante dependendo das coberturas que você adiciona.

Por exemplo: as coberturas mais básicas costumam ser roubo e incêndio, seguidas de danos causados por intempéries, como vendaval e até colisão (geralmente sendo a cobertura de terceiros a mais comum).

É possível incluir cobertura contra danos em vidros, carro reserva e variações de assistências. Isso muda o preço do seguro do carro. Quanto mais coberturas, maior o valor.


A franquia é um fator bastante relevante a que se deve atentar. Seguros mais em conta podem ter franquias mais altas — e esse não é necessariamente um problema ou desvantagem. Mas basta que você esteja bem informado para escolher conscientemente e sempre se organizar melhor.


Então, na hora de cotar e comparar qual seguradora oferece o melhor custo-benefício, certifique-se de que as coberturas selecionadas em ambas sejam as mesmas.


3- Atente-se a tudo que está incluso nas coberturas


Assim como explicamos no segundo tópico, é muito importante estar atento ao que o seguro não cobre. Isso para que você não seja pego desprevenido e despreparado em caso de algum incidente em que não possa contar com a seguradora.

Mas cabe lembrar que em todo caso é muito importante fornecer a ela as informações certas.

A seguradora, em geral, não irá cobrir sinistros que comprovadamente sejam de responsabilidade do segurado.


4- Informe todos os itens de segurança presentes no seu veículo


Para que a seguradora avalie adequadamente a probabilidade de risco e dano, informe todos os itens de segurança que seu veículo tiver.

Eles incluem alarmes e blindagem.


5- Escolha limites indenizatórios adequados


Na hora de escolher o seu seguro auto, converse com sua corretora e escolha os limites indenizatórios adequados.

Isso porque o seguro irá cobrir sinistros conforme o limite contratado de valor para cada cobertura da apólice. O segurado determina esse valor na contratação e os preços também podem variar conforme o escolhido.

Contudo, não deixe de escolher valores compatíveis com o socorro que pode necessitar em cada uma das situações.


6- Infra estrutura da corretora e qualidade do serviço prestado


Por último, um fator bastante relevante a que se deve atentar, além do preço do seguro do carro, é se a corretora onde você está contratando tem estrutura para te atender na hora que precisar.

Os pontos listados a cima são muito importante na hora de definir o preço que as seguradoras irão delimitar para o seguro do seu carro. No entanto, o serviço e qualidade que a corretora irá lhe prestar, são fatores que podem ter um influência no valor final do seu seguro.

Como cada corretora tem sua forma de atuar e de prestar o serviço, fazer uma análise bem feita das corretoras é muito importante.




24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo