top of page

Mitos e Verdades sobre o Seguro de Automóvel

Na hora de contratar um seguro de automóvel, surgem várias dúvidas sobre o produto, ainda mais que há vários comentários por aí. Confira o que é verdade, o que é mentira e o porquê de cada caso.



Se você está pensando em contratar um seguro auto e tem muitas dúvidas a respeito, saiba que não está sozinho. Esse é um assunto bem polêmico, que confunde muito as pessoas, ainda mais quando se busca por serviços que apresentem vantagens e preços competitivos.


Dessa forma, a Cherokee te ajuda a esclarecer algumas verdades e mentiras sobre o mundo dos seguros antes de contratar qualquer serviço.


1- Seguro de carro novo é mais barato


VERDADE! Isso acontece porque os veículos antigos exigem reposição de peças que não se encontram facilmente no mercado ou mesmo por serem modelos que já deixaram de ser produzidos.


2- Mulher paga mais barato por seguro


VERDADE! Diversas pesquisas comprovaram que o gênero feminino é mais cauteloso e consecutivamente passa por menos riscos.


3- Bens no interior do veículo são cobertos pelo seguro


MITO! Os seguros de automóveis só cobrem apenas o valor do carro ou mesmo partes estruturais que sejam roubadas. Caso produtos de bens sejam esquecidos no interior do automóvel e ele seja furtado ou roubado, não são reembolsados. Para isso, seria necessário uma cobertura adicional ou um seguro específico para celulares e notebooks.


4- Valor do seguro pode mudar rapidamente


VERDADE! Diversos fatores são avaliados constantemente para a precificação do prêmio, valor pago pelo cliente. Entre eles estão o perfil, a região, modelo e ano do carro, se há garagem para guardar o veículo entre outros. Tudo isso, por ser mutável, afeta o valor final e pode mudar de uma seguradora para outra.


5- A contratação junto a corretora só pode ser feita se ela for da sua cidade


MITO! É importante ressaltar que é preferível que você busque por uma corretora de seguros que irá realizar toda a pesquisa e buscar o seguro que mais se adequar ao seu perfil. Além disso, há todo um serviço personalizado e atendimento de pós-vendas que pode facilitar e muito sua vida em caso de necessidade de utilização dos serviços contratados. Na Cherokee você encontra corretores especializados para melhor atendê-lo. Faça uma cotação online e proteja o que há de mais importante para você!


6- O seguro do veículo só pode ser renovado com a documentação em dia


VERDADE! Para que a seguradora autorize a renovação da apólice é preciso que toda a documentação esteja em conformidade e validade. Caso contrário, é preciso pagar taxas de impostos antes da renovação.


7- O aumento do índice de roubos pode afetar o valor do seguro do carro


VERDADE! Na hora de precificar o seguro do carro, os fatores de segurança e acidentes, assim como a região, são levados em consideração e afetam o valor final


8- Carro que fica estacionado em garagem tem o seguro mais barato


VERDADE! O fato de se ter um lugar fixo para que o veículo fique estacionado reduz o valor final do prêmio, já que os carros que ficam estacionados nas ruas possuem o risco de roubo ou furto elevados. Portanto, vale a pena investir em uma garagem para o automóvel.


9- O seguro pode ser cancelado em caso de ausência de pagamento


VERDADE! A inadimplência pode ser um motivo para isso. Caso o cliente deixe de pagar uma parcela até o vencimento, a seguradora pode cancelar o seguro. A seguradora ainda pode emitir um endosso de redução do prazo de validade da apólice e ser estabelecido um novo prazo de vigência.


10- A cor do meu carro afeta o valor do seguro


MITO! A coloração do veículo não é levada em consideração para precificar o valor do seguro. Este dado normalmente é solicitado no momento da cotação apenas por compor a documentação de envio obrigatório como o IPVA e para ajudar a melhorar os dados de cadastro.


Viu quanta coisa é verdade e mentira no mundo do seguro auto? Por isso é importante sempre buscar profissionais capacitados para te ajudar. Esperamos que suas dúvidas tenham sido sanadas e que sua escolha se torne fácil e tranquila.


Ficar sem seguro auto é muito arriscado, pois nunca sabemos quando um imprevisto ou sinistro pode acontecer. Nem mesmo pela correria do dia a dia podemos descuidar de renovar e mantê-lo em dia. Por isso, é muito importante cotar com uma corretora que permita avaliar a proposta de várias seguradoras sólidas no mercado e com praticidade.


Na Cherokee são feitas cotações nas seguradoras mais conceituadas do Brasil para encontrar um plano adequado ao seu perfil e as necessidades do seu cotidiano. Faça uma cotação online para falar com um de nossos consultores e aproveite as nossas opções!


Referências:


SEGUROS, Brb. 10 mitos e verdades: seguro de automóvel. 2020. Disponível em: https://www.brbseguros.com.br/10-mitos-e-verdades-seguro-de-automovel/. Acesso em: 01 set. 2022.


23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page