top of page

Quais coberturas possui o Seguro Auto?

São diversas as possibilidades disponíveis para adquirir um seguro auto e, para não ficar perdido, a Cherokee preparou um guia para te ajudar na hora da cotação




O seguro de carro é um contrato selado entre uma seguradora e o proprietário do veículo, em que o contratante paga uma taxa que garante que ele terá coberturas em possíveis prejuízos -previstos na apólice- ao veículo, como por exemplo, roubo, incêndio e danos pessoais a terceiros.


Para saber quanto cada segurado vai pagar, as seguradoras levam em consideração informações pessoais, como gênero e idade, além de dados estatísticos como o índice de roubo e sinistros do carro do segurado ou do local onde mora. Basicamente, quem aparenta mais riscos paga mais caro pelo seguro.


É por isso que temos um processo de consultoria para identificar quais são as reais necessidades de cada cliente, para assim pagar um preço justo pela proteção.


Para quem é o seguro auto?


Qualquer pessoa que seja proprietária de um veículo pode fazer um seguro auto. Indivíduos que tenham legítimo interesse no carro também podem fazer a contratação.

  • Auto Jovem: produto voltado para o público jovem que está fazendo seu primeiro seguro;

  • Auto Mulher: produto tendo como público alvo as mulheres com coberturas e assistências diferenciadas para as necessidades corriqueiras deste público;

  • Veículo zero e usado;

  • Carro financiado;

  • Veículos para PCDs.


O que é cobertura de seguros?


A cobertura do seguro indica qual será a proteção que você terá ao contratar um seguro. Ela tem uma lista de situações de riscos que serão indenizadas caso aconteçam. Quando isso ocorre, acontece o sinistro. Assim as coberturas trazem todos os riscos cobertos elencados na apólice e que vão permitir indenização caso ocorram.


As coberturas de seguro auto definem acontecimentos envolvendo o veículo, como colisões, roubo, furto, incêndio, entre outros que terão proteção do seguro. Esses acontecimentos também são chamados de sinistros.


Em outras palavras, quando você contrata um seguro está contratando coberturas para determinados riscos. Cada uma das coberturas engloba um ou mais tipos de sinistros, como os citados acima, e são divididas, majoritariamente, entre as básicas e as adicionais.


Quais são as coberturas básicas de um seguro?


As coberturas básicas são aquelas que estão relacionadas diretamente ao veículo como um todo, as chamadas coberturas de casco. Tudo o que puder prejudicar o funcionamento do carro ou ele próprio entra na lista do que o seguro cobre na cobertura compreensiva.


Entre as principais coberturas básicas podemos listar:


1- colisão, capotagem ou derrapagem;

2- queda de qualquer objeto externo sobre o veículo segurado, como pedras;

3- danos causados por terceiros;

4- alagamentos, enchentes ou inundações;

5- ressaca, vendaval, granizo, furacão, terremoto e raios;

6- incêndio ou explosão;

7- roubo ou furto parcial ou total do veículo.


É válido ressaltar que existem outros tipos de coberturas, como a de incêndio e roubo, que cobre apenas estes casos, além da cobertura de terceiros (RCF), que pode ser contratada de forma independente, assim como o seguro de acidentes pessoais de passageiros (APP).


O que é a cobertura adicional?


A cobertura adicional é tudo o que você irá incluir a mais na sua apólice de seguro, sem considerar as coberturas básicas. Cada seguradora possui um pacote específico de coberturas adicionais.


Lembrando que, na maioria dos casos, as inclusões de coberturas adicionais, como danos a vidros e carro reserva, impactam no custo final do seguro.


As coberturas adicionais mais comuns são:


1- assessórios;

2- kit gás;

3- carro reserva;

4- danos a vidros, lanternas, faróis e retrovisores;

5- extensão de perímetro, que é uma garantia oferecida por algumas seguradoras para aumentar a cobertura do seguro para países estrangeiros.


O que o meu seguro auto cobre?


Para saber o que o seguro cobre é necessário, ler a sua apólice. Caso ainda tenha dúvidas sobre a cobertura, entre em contato com a corretora ou a seguradora com a qual você fechou o seguro. No geral, se você não solicitou nada na hora da negociação, os seguros incluem as coberturas básicas e, uma ou outra cobertura adicional, como um carro reserva ou proteção para os vidros.


Aqui na Cherokee você encontra profissionais especializados para melhor atendê-lo e, ainda, você pode ajudar na construção de uma apólice que atenda todas as suas necessidades.


Se os imprevistos acontecerem, deixe com a Cherokee


Já pensou se ocorre um problema no seu carro e você não tem seguro com assistência 24 horas? E se você tiver o carro furtado ou sofrer um acidente que resulte em perda total? Todos esses acontecimentos podem estar cobertos pelo seguro auto.


Nós cuidamos dos riscos enquanto você explora uma vida livre de preocupações. Riscos fazem parte do dia a dia, mas existem alguns que você não precisa correr. Uma solução completa com o melhor custo-benefício para proteger seu carro.


Na Cherokee são feitas cotações nas seguradoras mais conceituadas do Brasil para encontrar um plano adequado ao seu perfil e as necessidades do seu cotidiano. Faça uma cotação online para falar com um de nossos consultores e aproveite as nossas opções!


Referências:


SEGUROS, Minuto. Cobertura de seguro auto: entenda o que o seguro auto cobre. 2022. Disponível em: https://www.minutoseguros.com.br/blog/o-que-o-seguro-auto-cobre/#:~:text=As%20coberturas%20de%20seguro%20auto,contratando%20coberturas%20para%20determinados%20riscos.. Acesso em: 25 ago. 2022.


RESENDE, Pedro Augusto de. DICAS E OBSERVAÇÕES SOBRE O MERCADO E OS PRINCIPAIS SEGUROS. São João del Rei: S.I, 2018. Disponível em: file:///C:/Users/Usuario/Downloads/Material%20parceiros.pdf. Acesso em: 25 ago. 2022.

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page