Porque pais de família precisam ter um seguro de vida?

Atualizado: Out 19

Ninguém discorda que um seguro de vida é sinônimo de precaução, mesmo que ainda não tenha um. Graças a ele, dá para ter estabilidade em quaisquer circunstâncias, como doenças e acidentes. Mas vamos la: quando você pensa em seguro de vida, pensa só em você? É bem provável que você tenha respondido não e até achado a pergunta sem sentido, não é mesmo? É claro, a modalidade individual de seguro de vida não resguarda a sua família e a todos que você ama. Vamos te mostra que mesmo no seu seguro de vida, você tem que pensar na sua família.

Como funcionam os seguros de vida familiar?


Um seguro de vida familiar, como o próprio nome diz, oferece cobertura para o casal, de todos os tipos. Quando você opta por um, não só vai garantir sua ampla tranquilidade, mas também de todas as pessoas por cuja felicidade e conforto você é responsável.

O seguro oferece coberturas diversificadas e a possibilidade de estender algumas proteções para o seu cônjuge. Nesse caso, os filhos ficarão ainda mais protegidos, já que sabem que, caso aconteça algo a um de seus pais, terão os recursos necessários para não passar dificuldades.


Como os seguros são calculados?

Os preços dos seguros de vida familiar são calculados com base na idade dos contratantes. Algumas seguradoras estabelecem restrições para pessoas idosas ou acima de 65 anos de idade. As renovações do seguro também levam a idade do segurado em consideração na hora dos cálculos.


Quem pode ser beneficiado?

O contratante tem o direito de escolher livremente os beneficiários do seu seguro de vida. Pode ser tanto o cônjuge quanto os filhos ou familiares. A substituição dos indicados por outros também pode ser realizada quantas vezes o contratante quiser.

Vale lembrar que a indenização, em caso de necessidade, sempre será paga aos beneficiários indicados na apólice do contrato. Isso vale para os nomes especificamente mencionados, sendo eles ou não familiares diretos do segurado.

Como a indenização dos seguros não é considerada como herança, não são necessariamente os herdeiros que receberão os valores. O que prevalece são sempre os nomes indicados pelo contratante na apólice do seguro.


Como saber se devo contratar um seguro?


Um seguro de vida não é, necessariamente, indicado para todas as pessoas do mundo. Mas existem duas perguntas que você pode se fazer para saber se essa condição se aplica a você: existem outras pessoas que são financeiramente dependentes de mim? No caso da minha ausência, essas pessoas ficariam bem amparadas?

Se suas respostas foram “sim” e “não”, então muito provavelmente um seguro de vida familiar é uma opção válida para você.

Por se tratar de uma forma de proteção aos herdeiros ou familiares em casos de fatalidade, o seguro de vida é recomendado às pessoas que tenham dependentes financeiros e que querem viver uma vida tranquila e livre de preocupações relacionadas a esse fator.

Pensando nisso, antes de fechar a contratação do seguro, você também pode avaliar as seguintes questões:

• Como posso me preparar financeiramente para cuidar da minha família?

• Qual é o valor mensal que minha família precisa para pagar as contas e viver bem na minha ausência?

• Por quanto tempo minha família precisará de auxílio financeiro?

• O seguro cobre as minhas necessidades e da minha família?

• Os valores do seguro se encaixam no meu orçamento?

Uma vez que você tiver essas respostas, já pode começar a solicitar orçamentos e analisar as corretoras mais sólidas do mercado, capazes de auxiliar você nessa importante decisão de fechar um seguro de vida familiar.


O que podemos concluir?


O seguro de vida familiar é muito importante para cuidar das pessoas que você mais ama. De contratação fácil, versátil e personalizada, pode-se garantir que as coberturas sejam feitas sob medida para as principais necessidades de seus familiares e entes queridos.

Agora que você já sabe como funciona e conhece tudo sobre o seguro de vida familiar, já pode fazer a melhor contratação para você e seus dependentes.


Quer saber mais sobre como cuidar de você e da sua família? Descubra quanto custaria esse seguro para você e sua família.




6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo