top of page

Qual valor de franquia devo escolher?

Atualizado: 24 de abr. de 2020

Quanto maior a franquia, menor o prêmio e vice-versa. O valor da franquia deve, portanto, ser motivo de reflexão para o segurado. É razoável, supor, por exemplo, que um motorista novato escolha uma franquia relativamente baixa, pois, em geral, estará particularmente exposto ao risco de um número de batidas acima da média, talvez de pouca intensidade. O inverso ocorre com o motorista maduro: aí o risco mais presente é o de roubo. Então, é natural que este escolha uma franquia mais alta.

Cada consumidor,entretanto, tem a liberdade de escolher o valor da franquia que melhor lhe atenda, dentro das opções oferecidas pelas seguradoras.


A-vez-dos-corretores-de-seguro

Como posso ficar seguro de que fiz a melhor escolha em termos de custo e benefício?

Muitas vezes, por falta de recursos, o indivíduo fica tentado a escolher o tipo de seguro ou a seguradora que apresentou o preço mais baixo. Esse pode ser o famoso “barato que sai caro”.

Um preço muito baixo em relação a outro produto ou em relação  à concorrência pode indicar uma seguradora com problemas de solvência, cujo reflexo ocorrerá na hora do sinistro e quando for demandada a indenização.

Ou, então, o preço baixo pode ser uma estratégia comercial para vender mais – nesse caso, reduzindo o risco para a empresa por meio de franquias mais altas. Sendo assim, é preciso saber bem por que está se pagando mais barato.

Seu corretor de seguros deve lhe dar informações suficientes para que esteja apto a saber escolher. A decisão final é sempre do consumidor, com as informações que o corretor pode lhe fornecer.

Fonte: tudosobreseguros.org.br

26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page