top of page

Saiba como conferir quais seguros você tem no site do governo

Susep cria mecanismo de consulta gratuito para verificar quais seguros a pessoa possui no site do governo.

Imagem: Freepik modificada pelo autor.


O que é?


É um Sistema de Consulta de Seguros disponibilizado pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), que permite que todos os brasileiros consigam verificar, pela internet, quais apólices de seguros estão contratadas em seus nomes.


Ao acessar o sistema, é possível visualizar os diversos tipos de seguros, sejam eles contratados em seguradoras brasileiras ou internacionais, sendo os principais:


  • Seguro Patrimonial;

  • Responsabilidade Civil;

  • Riscos Financeiros;

  • e, alguns seguros de pessoas (por exemplo, viagem, prestamista, desemprego/perda de renda, funeral e educacional).

No entanto, é importante ressaltar que ainda não está disponível visualizar informações sobre planos de saúde, seguros saúde, previdência privada aberta, títulos de capitalização e seguros fora do período de vigência.


Quais os benefícios?


Ter um seguro regulamentado pela Susep é fundamental para um bom funcionamento e a estabilidade do mercado de seguro. Nesse sentido, a entidade tem o papel de proteger os interesses de todas as partes envolvidas e promover um ambiente equitativo.


Ao disponibilizar um Sistema de Consulta de Seguros, a Susep demonstra uma preocupação com o mercado financeiro e com os produtos existentes. Assim, assume o compromisso em ofertar seguros de qualidade e de credibilidade. Além disso, essa ação possui diversos vantagens, dentro eles, destaca-se:


  • O segurado consegue acompanhar todos os seguros existentes no mercado, o que possibilita o gerenciamento eficaz de suas relações econômicas e dados pessoais;

  • Identificar se todas as apólices foram conscientemente e voluntariamente contratados pelo indivíduo;

  • Evitar golpes e fraudes;

  • Ter a certeza de que as apólices são devidamente regulamentadas pela Susep;

  • E muito mais.


Portanto, essa iniciativa reforça a missão da Susep em propiciar um ambiente seguro, de confiança e eficiente no mercado segurador, beneficiando tanto as empresas quanto os consumidores.


Quem pode acessar?


Qualquer cidadão que desejar consultar quais apólices de seguros, emitidas por alguma empresa autorizada pela Susep, estão vinculadas ao seu CPF.


Este é um serviço gratuito e, para isso, você precisa estar inscrito no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), possuir um aparelho com acesso a internet e ter uma conta no site gov.br nível prata ou ouro.


Como acessar?


O acesso é feito de forma totalmente pessoal. Para isso, você precisa acessar a página do governo (gov.com) e criar um login com seu CPF e uma senha. Na barra de pesquisa, procure por "consultar seguro". Após o carregamento da página, clique em iniciar e pronto! A resposta é imediata.


Cherokee Seguros


Na Cherokee Seguros, há 3 corretores credenciados pela Susep. Dessa forma, você tem a segurança de contratar um seguro que atende aos mais altos padrões regulatórios da Susep. Aliado a isso, a corretora tem uma experiência de mais de 25 anos e uma diversidade de produtos das seguradoras mais renomadas do país.


Venha fazer parte dessa história e conheça a Cherokee Seguros. Há 25 anos cuidamos dos seus imprevistos. Entre e contato e saiba mais.



Referências:



SANTOS, Gilmara. Consumidor poderá consultar na conta ‘gov.br’ seguros em seu nome; veja como será. Disponível em: https://www.infomoney.com.br/minhas-financas/consumidor-podera-consultar-na-conta-gov-br-seguros-em-seu-nome-veja-como-sera/. Acesso em: 24 jan. 2024.



60 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page