top of page

PREVIDÊNCIA PRIVADA E O PLANEJAMENTO DE SUCESSÃO

Atualizado: 21 de set. de 2023


Foto: Freepik


Seu José tinha uma família com muitos filhos e todos os finais de semana eles iam para o sítio curtir a casa. Ele tinha uma residência muito bonita e confortável em um lugar mais afastado da cidade e todo mundo adorava ir para lá. Seu José era muito amado pelos familiares e faleceu aos 92 anos.


Depois de um tempo, quando os corações já estavam mais tranquilos, surgiu a preocupação com a herança. Assim, começaram várias brigas e a família começou a ficar contra uns aos outros. Dona Maria, a viúva, tentava acalmar a situação, mas os filhos eram teimosos e só queriam brigar.


São poucas as famílias que conseguem passar por esse momento sem dores de cabeça. A legislação brasileira também torna as coisas mais difíceis. São várias etapas para que as pessoas consigam receber os bens.


Quando pensamos no bem-estar da nossa família, é natural que desejamos protegê-la de qualquer imprevisto que possa comprometer a estabilidade financeira e emocional. Dessa forma, a previdência privada é uma das chaves para um bom planejamento de sucessão. Assim, você consegue cuidar dos seus entes queridos mesmo quando já não estiver mais aqui.



A previdência privada é uma forma de planejar o futuro financeiro, oferecendo uma renda complementar na aposentadoria ou em momentos específicos da vida. Ela proporciona flexibilidade, proteção e a possibilidade de acumular recursos de forma planejada, permitindo ao investidor garantir sua estabilidade financeira e alcançar seus objetivos a longo prazo.


Uma outra característica da previdência, é uma maneira de transferir os recursos acumulados por você para os beneficiários de sua escolha. Ao contrário de outros investimentos, os recursos acumulados não entram no inventário. Dessa maneira, você consegue indicar beneficiários específicos, que receberão diretamente os recursos acumulados no plano, sem a necessidade de passar por um processo de inventário. A escolha dos beneficiários pode ser realizada de forma livre, sem as restrições impostas pelo direito sucessório previsto em lei.


Essa especificidade da previdência proporciona uma série de benefícios no planejamento sucessório. A primeira delas é que evita a demora e os custos associados ao processo de inventário, que na maioria das vezes é demorado e burocrático. Os beneficiários indicados no plano podem ter acesso aos recursos acumulados de forma mais rápida e simplificada. Dessa forma, você garante uma transição mais suave a ágil dos bens.


Além disso, a indicação de beneficiários em um plano de previdência privada permite uma maior flexibilidade na distribuição dos recursos. O titular do plano possui a liberdade de designar diferentes beneficiários e estabelecer a proporção em que cada um deles receberá os recursos.


Portanto, a previdência privada oferece vantagens significativas no planejamento sucessório. A possibilidade de indicar beneficiários específicos, que receberão diretamente os recursos acumulados no plano, evita o processo de inventário e proporciona uma distribuição mais ágil e personalizada dos bens. Porém, é de extrema importância buscar ajuda de profissionais especializados, como advogados e consultores financeiros, para garantir que a sucessão esteja adequada às necessidades e desejos do titular do plano.



Quando se fala de profissionais especializados, a Cherokee conta com uma equipe preparada para te oferecer o melhor do mercado financeiro. Além disso, na hora de contratar um plano de previdência privada e planejar a sucessão dos bens, contar com o suporte de uma corretora de seguros qualificada faz toda a diferença.


Aqui você encontra especialistas com conhecimento e experiência necessários para te orientar de forma adequada, garantindo que você faça escolhas conscientes e alinhadas aos seus objetivos financeiros e familiares.


Quer saber mais? Entre em contato para obter as melhores experiências que o mercado de seguros pode oferecer e tenha a tranquilidade de ter uma corretora de confiança do seu lado.


Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page