top of page

Os desafios do Seguro Auto

Atualizado: 10 de mar. de 2023

Como você imagina que será o futuro do Seguro Auto? Com a inversão de valores da geração atual, será que ainda teremos carros para fazer seguro?

Foto: Freepick


Com a tecnologia dominando o mundo, vários aspectos das nossas vidas estão sendo modificados pelas máquinas. Algumas decisões que antes demoravam muito tempo, agora estão sendo resolvidas em questão de segundos. O que você espera do futuro?


É difícil analisar um fenômeno da história que ainda está em curso, mas podemos fazer reflexões importantes sobre o que nos espera. Como você imagina que será o futuro do Seguro Auto?


Há um estudo que diz que a nova geração está mais focada em gastar dinheiro para aproveitar ao máximo as experiências do que conquistar bens materiais. Antes, era um sonho completar 18 anos e já tirar a primeira habilitação, agora já não é mais um desejo que chama tanto a atenção dos jovens.


Esse comportamento, consequentemente, se reflete no mercado automotivo. Nos últimos anos, um estudo realizado em 17 países pela Global Automotive Consumer Study: Future of Automotive Technologie, apontou que as gerações Y e Z utilizam os serviços de compartilhamento com frequência. Cerca de 62% desse grupo faz uso de aplicativos de transporte para se locomover e 55%, sendo estes brasileiros, questionaram a necessidade de ter um carro.


Essa geração é conhecida como a geração dos "alugadores". Eles preferem alugar e usufruir do bem do que propriamente tê-lo. Por isso os carros de aplicativos estão crescendo. Dessa forma, é possível pagar pelo período que utilizará o veículo e não tem despesas a mais como, seguro, manutenção, combustível e outros.


A geração de agora está ciente que problemas podem acontecer a qualquer instante e não querem arcar com financiamentos ou gastos. Um outro aspecto que impacta nas decisões são os próprios princípios. Os princípios morais das gerações anteriores só pensavam em ter mais bens do que nos imprevistos.



É o fim do Seguro?


Atualmente, o Seguro de Automóvel é um desafio no mundo. A troca de cultura, a diminuição da mobilidade, a poluição e a pandemia, influenciam diretamente na compra de um bem, inclusive a de um automóvel.


Esse tipo de perspectiva negativa não é para nos deixar totalmente tristes. Por outro lado, elas devem ser vistas mais como um aviso prévio de que os corretores precisam diversificar suas carteiras do que de fato excluir esses profissionais. Afinal, ter um especialista faz toda a diferença.


Entretanto, de forma mais imediata, o seguro de automóvel enfrenta outro desafio como a falta de peças e componentes eletrônicos. Logo, o preço do seguro aumenta.


Portanto, a preocupação agora é se reinventar para se manter no mercado e oferecer produtos e serviços mais criativos para as pessoas.


Quer saber o que o mundo dos seguros reserva para o seu carro. Faça uma cotação sem compromisso e garanta já a proteção que faltava para o seu dia a dia.




Referências:


SILVA, José Luís Ferreira da. Os desafios do seguro de automóvel a curto prazo. Disponível em: https://www.cqcs.com.br/coluna/fala-jose/os-desafios-do-seguro-de-automovel-a-curto-prazo/. Acesso em: 07 mar. 2023.


GALIZA, Francisco. Os desafios do seguro de auto. Disponível em: https://crescacomaliberty.com.br/os-desafios-do-seguro-de-auto/. Acesso em: 07 mar. 2023.


ELAINA, Jenifer. Nova geração não quer mais ter carro. Disponível em: https://portallubes.com.br/2018/10/nova-geracao-nao-quer-carro-proprio/. Acesso em: 07 mar. 2023.




Posts recentes

Ver tudo

留言


bottom of page