top of page

5 passos para conquistar sua liberdade financeira



O fim do ano se aproxima e muitos querem planejar a aposentadoria e não sabem como e por onde começar. A Cherokee preparou 5 passos fundamentais para que você tenha um planejamento de sucesso e conquistar a sua liberdade financeira de uma vez por todas.



1° Passo: Análise


O primeiro passo é conhecer e reconhecer o seu momento e a sua situação atual. Organizar suas receitas e despesas te ajudam a ter uma visão de tudo o que você está gastando.


Após fazer essa análise, você deve se questionar onde estou e para onde quero ir.


Assim, você terá um esboço da posição que está e terá os melhores caminhos para chegar no seu destino, e, ao mesmo tempo, poderá corrigir os imprevistos pelo trajeto.



2° Passo: Objetivos e metas


No segundo passo é necessário que você defina quais são seus objetivos futuros, tempo e mensurar valores. Assim, você pode se planejar quanto ao custo e ao prazo para poder realizá-los.


Esse passo é fundamental para que você possa determinar o melhor destino dos recursos e quais investimentos poderá fazer.


Uma aplicação como a aposentadoria, por exemplo, trata-se de um investimento de longo prazo, portanto é aceitável e saudável que você adquira mais riscos. Já a troca de um veículo, um objetivo de curto prazo, é mais prudente ter cautela.



3° Passo: Situação fiscal e tributária


Avaliar a sua situação fiscal e tributária, principalmente quando uma das opções de investimentos for os planos de previdência privada, é fundamental.


A escolha entre um PGBL, Fundo de Pensão ou VGBL, vai muito além do modelo de declaração de imposto de renda utilizado.


Infelizmente, a maioria dos brasileiros possui um plano de previdência privada que está na modalidade de plano ou na opção de tributação errada.



4° Passo: Avaliar resultados


É necessário reavaliar periodicamente o resultado de seus investimentos, principalmente os planos de previdência privada. Lembre-se que sua situação fiscal pode mudar ao longo dos anos, bem como sonhos, objetivos e padrão de vida.


A readequação é necessária, pois, mesmo que o destino seja o mesmo, existem outros caminhos e percursos podem ser melhores.



5° Passo: Proteção contra riscos


O último passo, mas não menos importante, é se proteger contra eventuais riscos que possam comprometer o seu futuro financeiro e a sua liberdade, colocar em risco suas reservas, patrimônio, seu futuro e de sua família.


Fazer uso de gestão de riscos, como por exemplo o Seguro de Vida, é como proteger a árvore toda e não somente os frutos. Com esse tipo de seguro, você possui diversidades de coberturas, inclusive pode fazer uso em vida, além de fazer parte da construção do seu planejamento financeiro.




O Seguro de Vida tem diversas funcionalidades, dentre elas pode-se citar:


-proteção de toda a família;


-proteção dos seus projetos e sonhos, como por exemplo a educação dos filhos;


-é um dos melhores investimentos, uma vez que o valor pago por uma apólice é menor do que o valor segurado;


-gera liberdade financeira, pois você resolve os problemas financeiros causados por uma invalidez ou mesmo uma morte prematura. Assim, você passa a viver do dinheiro que produz e não escravo dele;


-essa liberdade financeira proporciona qualidade de vida, tempo, recursos e relacionamento com as pessoas que você ama.


Quer saber como ter as melhores experiências com o Seguro de Vida Cherokee? Entre em contato e saiba mais. O futuro está logo ali e você não pode deixar para depois. Confira as melhores coberturas com quem entende do assunto de verdade.



Referências:


ARAÚJO, Rogério. Os 5 passos para a sua aposentadoria, ou melhor, sua Liberdade Financeira. Disponível em: https://www.cqcs.com.br/coluna/vida-em-foco/os-5-passos-para-a-sua-aposentadoria-ou-melhor-sua-liberdade-financeira/. Acesso em: 22 dez. 2022.

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page