top of page

POR QUE VALE A PENA ECONOMIZAR DINHEIRO QUANDO VOCÊ É JOVEM?

Atualizado: 21 de set. de 2023

A lógica do investimento é juros sobre juros. Dessa forma, o segredo é investir por mais tempo para ter mais retorno financeiro.

Foto: Freepik


Entre os mais diversos assuntos abordados em bares e festas, a aposentadoria raramente é discutida pelos jovens. No entanto, é fundamental que os mais novos compreendam a importância de poupar dinheiro para o futuro. De acordo com um relatório do Goldman 2022, quanto mais jovem a geração, menor é a probabilidade de se sentir "atrasada" em relação à poupança para a aposentadoria.


Segundo o autor de Planejamento Financeiro Personalizado da Mitlin Financial, Lawrence Sprung explica que "é difícil ter metas realistas sobre algo em que é difícil até mesmo pensar, porque está muito distante. Expectativas e metas irrealistas podem ser duas coisas diferentes, e precisamos educar os jovens sobre como separar as duas coisas e trabalhar em prol de seu futuro".


O gerente sênior de soluções integradas da TIAA Wealth Management, Doug Ornstein explica que é necessário oferecer oportunidades para que os jovens aprendam mais sobre o dinheiro. Sendo assim, a educação financeira é o ponto de partida para uma visão mais realista dos objetivos futuros.


Obstáculos como esses são essenciais para que os mais jovens possam economizar desde cedo e colham benefícios dessas escolhas.


Por que é inteligente começar a poupar para aposentadoria ainda jovem?


Começar a investir é uma decisão inteligente quando você investe a longo prazo. E quando se trata de tempo, as pessoas mais jovens estão a um passo a frente em criar alternativas para crescer o patrimônio.


Isso se justifica porque, na lógica dos investimentos, é juros sobre juros. Em outras palavras, quanto mais tempo você investe, maior será o seu retorno financeiro.


Uma pesquisa realizada pelo Raio X do Investidor Brasileiro de 2022 da Anbima, mostra que as pessoas da geração X (entre 43 e 58 anos) e Millenials (entre 25 e 42 anos) investem mais em produtos financeiros do que a geração Z (entre 13 e 24 anos).


Esse fato se explica porque os jovens ficaram traumatizados ao verem os próprios pais sendo afetados pelas questões do mercado do financeiro, pandemia, entre outros fatores. Com isso, essa parcela da população tende a fazer investimentos mais conservadores.


Portanto, uma das alternativas para tentar contornar essa situação é educar os mais jovens sobre as questões da aposentadoria, quanto precisam poupar e como destinar esses recursos com base na faixa etária.


Pais como aliados na educação Financeira


Os pais são a maior fonte de inspiração para os filhos. Sendo assim, a família têm o papel fundamental de dar exemplo para as crianças.


Desse modo, os pais não precisam ter medo de conversar na frente delas que estão fazendo para economizar para a aposentadoria. É importante ter experiências práticas para que possam aprender com situações do mundo real. Sem experiência prática, as pessoas fazem julgamentos com base em informações fornecidas pelos outros, que na maioria das vezes, não corresponde a mesma realidade que a sua.



Uma corretora de seguros pode desempenhar um papel importante ao ajudar você e sua família na jornada de investimentos em previdência.


A Cherokee Seguros está no mercado há 25 anos e, em todos esses anos, priorizamos pela ética e transparência com nossos clientes. Sempre buscamos orientar sobre o melhor produto possível e aconselhar de acordo com os objetivos financeiros de cada perfil. Dessa maneira, você entende melhor as opções disponíveis e consegue fazer uma escolha conforme as suas necessidades.


Além disso, ao ter uma corretora do seu lado, você tem acesso a uma diversidade de produtos previdenciários e suporte durante todo a vigência. Logo, fica evidente que escolher uma corretora confiável e com boa reputação, que esteja devidamente regulamentada pela SUSEP, faz toda a diferença. Antes de tomar qualquer decisão de investimento, é sempre recomendado buscar aconselhamento financeiro profissional adequado para entender melhor os riscos e benefícios associados às opções disponíveis.



Referências:


STAFF, Chris Charosa Forbes. Por que vale a pena economizar dinheiro quando você é jovem Leia mais em: https://forbes.com.br/forbes-money/2023/06/por-que-vale-a-pena-economizar-dinheiro-quando-voce-e-jovem/?utm_campaign=later-linkinbio-forbesbr&utm_content=later-35596000&utm_medium=social&utm_source=linkin.bio. Disponível em: https://forbes.com.br/forbes-money/2023/06/por-que-vale-a-pena-economizar-dinheiro-quando-voce-e-jovem/?utm_campaign=later-linkinbio-forbesbr&utm_content=later-35596000&utm_medium=social&utm_source=linkin.bio. Acesso em: 22 jun. 2023.

Posts recentes

Ver tudo

Commenti


bottom of page