top of page

COMO O SEGURO PODE AJUDAR BARBACENA?

Atualizado: 21 de set. de 2023


Foto: criação do autor


A cidade de Barbacena está sem água há dois dias após um caminhão-tanque explodir na BR-040 e derramar óleo diesel no afluente do Rio das Mortes, na última quinta-feira (11). A prefeitura decretou situação de emergência devido a contaminação da água e o abastecimento precisou ser interrompido.


O caminhão explodiu no km711 após bater em uma mureta de proteção. O diesel que o veículo levava atingiu o rio e a área chegou a ser isolada por riscos de novas explosões. No dia, teve um congestionamento de 7km.


O motorista foi socorrido em estado grave por populares e levado pela via 040 para o Hospital Regional de Barbacena.


A advocacia do município acionou a justiça em função da ausência de suporte ofertado pela empresa responsável pelo veículo. Diante disso, foi determinado que a mesma custeie todos os gastos para a realização das análises da água, bem como uma multa no valor de R$140 mil para cada dia de descumprimento.


O abastecimento segue interrompido e permanecerá até que haja segurança para o retorno da captação. No momento, quatro caminhões pipa atuam em hospitais, asilos, forças de segurança, situações ou serviços essenciais.


Seguro de Responsabilidade Civil Ambiental


O Seguro de Responsabilidade Civil Ambiental é uma modalidade dos seguros que visa oferecer proteção para as empresas contra os custos associados a danos ambientais resultantes de suas operações.


No fato ocorrido em Barbacena, esse tipo de seguro pode cobrir os custos de limpeza e remediação do ambiente afetado, os danos causados ao meio ambiente, bem como possíveis ações legais e indenizações.


Dessa forma, você protege a reputação da sua organização e ainda consegue arcar com os prejuízos causados a outras pessoas e ao meio ambiente.


Esse tipo de seguro oferece várias coberturas. Dentre elas podemos citar:


-Cobertura: o seguro pode cobrir uma ampla gama de danos ambientais, como vazamentos de produtos químicos, poluição do solo, da água ou do ar, contaminação de recursos naturais, entre outros;


-Responsabilidade: o seguro cobre a responsabilidade civil do segurado, que pode ser uma empresa, empreendimento ou pessoa física, por danos causados ao meio ambiente. Essa responsabilidade surge devido a falhas operacionais, negligência, acidentes, derramamentos ou qualquer incidente que resulte em impacto ambiental;


-Custos cobertos: o seguro pode cobrir os custos relacionados à avaliação e remediação de danos ambientais, custos de limpeza, descontaminação, monitoramento ambiental custos legais e de defesa em caso de ações judiciais, multas e indenizações;


-Limites de cobertura: as apólices de seguro de Responsabilidade Civil Ambiental têm limites máximos de cobertura, que representam o valor máximo que a seguradora pagará em caso de sinistro. É importante que o segurado avalie adequadamente seus riscos e escolha um limite adequado de cobertura;


Portanto, não sabemos de fato se a empresa responsável pelo caminhão-tanque tinha ou não seguro para Responsabilidade Civil. Porém, se ela tivesse esse tipo de proteção, a empresa estaria protegida e ela ainda conseguiria arcar com os prejuízos causados a outras pessoas e ao meio ambiente sem afetar os próprios rendimentos.


O que você faria no lugar dessa empresa? A Cherokee é referência quando o assunto é seguros e aqui você encontra o que há de melhor no mercado. Entre em contato e tenha a tranquilidade que você merece para a sua empresa.


Referências:


G1. Desabastecimento de água após diesel de caminhão-tanque atingir rio gera cancelamento de aulas e de serviços em Barbacena. G1 Zona da Mata. https://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2023/05/15/desabastecimento-de-agua-apos-diesel-de-caminhao-tanque-atingir-rio-gera-cancelamento-de-aulas-e-de-servicos-em-barbacena.ghtml. Acesso em 17/05/2023.


7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page